Hussein Bakri prioriza municipalismo e destaca momento histórico do Paraná
Deputado estadual reforça união dentro do Partido Social Democrático para dar continuidade aos projetos e ações promovidas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior após as eleições de 2026
Publicado: 03/09/2025, 09:00

Nascido em União da Vitória e filho de imigrantes libaneses, Hussein Bakri é um político paranaense que atualmente exerce o cargo de deputado estadual pelo Partido Social Democrático (PSD), além de ser o líder do governo estadual na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Formado em Relações Públicas, ingressou na política em 1988, onde se destacou como o vereador mais jovem a ser eleito em sua terra natal. Foi prefeito de União da Vitória em dois mandatos consecutivos, considerado o melhor líder do Executivo no Paraná na ocasião. Bakri, é o quarto entrevistado nas ‘Eleições 2026’, uma série do Grupo aRede em parceria com o Blog do Doc.com.
Em sua entrevista exclusiva, Hussein Bakri destacou o grande momento vivido pelo estado do Paraná ao longo dos dois mandatos do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), por quem tem admiração e respeito. O deputado também salientou a união existente no PSD para as próximas eleições, e como o partido se prepara para 2026.
Bakri aproveitou a oportunidade para também relembrar as ações do governo estadual e os seus próprios projetos políticos que beneficiaram a cidade de Ponta Grossa, ao mesmo tempo que destaca as propostas apresentadas no Poder Legislativo neste ano. Confira a entrevista completa abaixo:
Portal aRede/Jornal da Manhã: Como líder do governo, como o senhor tem atuado para que os projetos que circulam na Assembleia Legislativa do Paraná cheguem até a população?
Hussein Bakri (PSD): Em primeiro lugar, quero dizer que sou um deputado municipalista. Estou presente nas cidades e quero dizer o seguinte: tenho duas características que não abro mão da minha vida. Em primeiro lugar, [...] nunca prometo aquilo que eu não posso. Nunca vi nada na vida terminar bem com mentira. [...] Outra coisa importante é estar presente nas cidades. Quem que aguenta a política que só aparece em ano de eleição? Ninguém mais aguenta isso. O deputado tem que estar presente, conversando, discutindo. E a minha condição de líder, graças a Deus, me deu uma boa visibilidade. Conseguimos aprovar todos os projetos importantes que o governo mandou. [...] E assim, as pessoas vão se perguntar: "mas quais projetos?" Têm vários projetos em importantes. Vou citar um deles para você agora. Aprovamos recentemente um projeto importante que prevê a recontratação de policiais inativos. Temos um déficit muito grande de policiais militares, mesmo com o concurso que estamos fazendo. [...] E quero dizer para vocês que temos um grande projeto no Paraná que a Assembleia tem parceria com o governador, que é o projeto ‘Asfalto Novo, Vida Nova.[...] Nunca vi nada igual na minha vida. [...] Nunca vi o Paraná viver um momento como este. Todas, todas as cidades receberão pavimentação para fechar a cidade inteira com pavimento. É impressionante.
aRede/JM: É um investimento significativo em pavimentação. É uma das principais reivindicações da população quando é feita aquelas pesquisas?
Bakri: Por que isso acontece? Aquela pessoa que está com o barro, com a poeira na frente da casa, ela sabe o que estou falando. A dona de casa vai lavar roupa, pendurar lá e daqui a pouco vai poeira. Vai levar a criança para a aula e é barro lá fora. Quem que aguenta isso? Isso é dignidade. É cidadania e além de tudo valoriza o imóvel das pessoas. Então esse projeto do governador Ratinho Junior vai atender todas as cidades. Não importa se é partido A, B, ou C, se é de direita, de esquerda. É um programa de governo fantástico e estamos avançando muito sobre a batuta do secretário Guto Silva que faz um belíssimo trabalho na Secretaria das Cidades. [...] Na Saúde, estamos vendo um fortalecimento muito grande. Não tem município que não esteja recebendo recursos [...]. Temos os melhores programas de habitação do Brasil. [...] Na Educação, somos o primeiro lugar do IDEB no Brasil. [...] O Paraná vive um momento fantástico, e o governo quebrou vários tabus. O governador Ratinho Junior fez obras que ninguém acreditava e ele está resolvendo e colocando o Paraná na vanguarda nacional.
aRede/JM: Deputado [...] gostaria que o senhor falasse também a respeito da sua história aqui com Ponta Grossa [...] Por exemplo, da sua relação com o Lago de Olarias?
Bakri: Acho que foi há uns sete anos, o prefeito ainda era o Marcelo Rangel (PSD). Um dia ele me procurou: “Senhor deputado, é o seguinte, tenho uma obra fantástica na minha cidade. [...] Um cartão postal. Está me faltando R$ 5 milhões”. Falei: "Me dá um tempinho. Já te digo a resposta". Passou dois dias, dei a resposta para ele. Consegui viabilizar o recurso necessário e conseguimos colocar aqueles R$ 5 milhões. [...] Tenho muito orgulho de ter participado, aqui em Ponta Grossa, daquilo e de tantas outras atividades. [...] Tenho uma ação muito forte na Educação. Atendemos várias escolas com recursos que corremos atrás, repito, sempre recurso do Estado. [...] Além de investimentos importantes na área da Segurança Pública. [...] Temos, com o deputado Rodrigo Estacho (PSD), uma obra importante, acho que no Instituto Médico Legal (IML), que deve estar quase pronto [...] Uma construção importante. Veículos para a Guarda Civil Municipal (GCM). Atuamos na Saúde com algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Atuei muito forte aqui em Ponta Grossa enquanto era o deputado indicado pela Prefeitura para ser o representante.

aRede/JM: Em relação a sua atuação enquanto líder do governo [...] o que o senhor tem para destacar do que já passou nesse primeiro semestre e o que está por vir?
Bakri: Em primeiro lugar, quero falar do que passou. Este ano foi um pouco mais complexo com a discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Às vezes passa despercebido para as pessoas, mas é fundamental você garantir isso para o estado ter os recursos necessários. [...] Aprovamos um projeto que fortalece a carreira dos policiais penais. [...] Outro projeto importante, que falei para você, é dos inativos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para que eles possam voltar. [...] Tivemos também a criação do programa ‘Recomeço’ e do ‘Auxílio Social para mulher’. Aprovamos aqui 50% do salário mínimo durante um ano para mulheres que precisam do suporte. [...] Outra coisa, aprovamos a criação de uma ‘Câmara da Mulher’ no Tribunal de Justiça. Agora vai ter uma Câmara só da Mulher. [...] Tem um projeto só meu que prevê prioridade no IML e na Polícia Científica de exames para mulheres com qualquer tipo de violência. [...] Agora, você perguntou para este ano. [...] O mais importante é o orçamento. Tudo é importante, mas o orçamento, se a gente não cuidar bem, cada ‘detalhezinho’ ali pode amarrar o estado. Pode não deixar o estado fazer os investimentos necessários. E temos alguns projetos que, do primeiro para o segundo semestre, agora estão parados. O primeiro deles é a criação da CNH Social. [...] A pessoa que vai poder receber a sua primeira carteira de habilitação paga pelo Estado. E também quero te falar que aquilo lá (Alep) é uma caixinha de surpresas. Daqui a pouco vem um projeto mais polêmico. Daqui a pouco vem alguns projetos de deputados também [...] e aí tem aquela questão que é mais ideológica. Aí vem os embates lá dentro, lado A com lado B. Isso é normal da democracia e a gente sempre chega num bom tempo.
aRede/JM: O senhor é líder do governo e está com uma aprovação significativa. [...] O que se dá essa boa avaliação e como o senhor vê essa pré-candidatura do governador Ratinho Junior para a presidência da República?
Bakri: Em primeiro lugar, quero dizer que nada supera o trabalho. Ratinho Junior é um cara fantástico. Ele é acorda 4h30, 5h e já está te mandando mensagem. É impressionante. [...] Ele tem uma visão, viajou o mundo, se preparou, trabalhou para ser governador. [...] Não é à toa que, no meu modo de ver, com todo respeito aos que já passaram, é o melhor governador da história do Paraná. [...] É um homem moderno, inovador, tem ideias fantásticas. Um homem sensível. Um homem avesso a polêmicas [...] Ele sempre diz assim: "Olha, quem faz isso não tem tempo de trabalhar. Quero trabalhar". E aí fez as medidas necessárias. Fez os ajustes, cortou mordomias, foi aos poucos criando uma condição necessária para o Estado ter caixa. Foi preparando o Estado com um banco de projetos. [...] Hoje o Paraná superou o Rio Grande do Sul por conta desse grande momento que vive. Um gestor fantástico. [...] Queria tanto um modelo desse na presidência da República. O Brasil precisa disso. [...] E olha, acho que aqui, com o Ratinho pré-candidato a presidente, os efeitos já estão aparecendo. As pessoas já conhecem o modelo do Paraná. [...] Estou animadíssimo com essa possibilidade do Ratinho Junior ser pré-candidato a presidente e óbvio ganhar a eleição.

aRede/JM: Temos também a questão que envolve a sucessão do Ratinho Junior aqui no estado do Paraná. [...] Como está sendo tratado internamente essa questão? Vemos nomes como o secretário de Cidades e seu colega, deputado Guto Silva. Vemos o deputado e presidente da Assembleia, Alexandre Curi (PSD). Vemos o secretário Rafael Greca, que é ex-prefeito de Curitiba, entre outros nomes cotados. Como o senhor vê esse cenário?
Bakri: Em primeiro lugar, queria ser o candidato do Ratinho. Vou te explicar por quê. É óbvio que é uma brincadeira, eu só sou candidato a deputado estadual. [...] Não vai haver nenhum tipo de desavença no grupo. Nosso grupo está fechado. O governador já disse que o candidato é do PSD. E quem que são os três pré-candidatos? Alexandre Curi, Guto Silva e Rafael Greca. Não vai ter briga. [...] Em primeiro lugar, o governador vai apoiar o PSD, já falou. [...] E os prefeitos, que são os grandes eleitorais, vereadores, deputados, a população que está vendo, todos estão enxergando o governo. Eles querem continuar esse modelo de governo. [...] Então, na minha opinião, o grande cabo eleitoral dessa eleição é o Ratinho Junior.
aRede/JM: Temos que considerar também que há duas vagas ao Senado Federal e a vaga de vice. Então é possível ser feito uma grande composição também.
Bakri: Bem lembrado [...] Por isso que digo que não vai ter briga. Tem lugar para todo mundo. Governador, vice e duas vagas para o Senado. Tem lugar para todo mundo e pode ser certeza que o PSD vai ser muito maduro. O PSD vai atuar com tranquilidade e posso garantir outra coisa para você. Trabalho no Paraná inteiro. Nunca vi a animação tão grande como a dos prefeitos hoje em dia com o que está acontecendo no Paraná e a animação tão grande com a possibilidade de que vai continuar tudo isso.

Confira mais notícias sobre o deputado estadual Hussein Bakri (PSD) no Portal aRede clicando aqui.