Elizabeth e Mabel assinam 'Pacto pela Eleições' nesta quinta | aRede
PUBLICIDADE

Elizabeth e Mabel assinam 'Pacto pela Eleições' nesta quinta

A solenidade acontece às 10h, no Fórum Eleitoral, e será acompanhada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson

As candidatas Elizabeth Schmidt (União) e Mabel Canto (PSDB) disputam o segundo turno pela Prefeitura de Ponta Grossa
As candidatas Elizabeth Schmidt (União) e Mabel Canto (PSDB) disputam o segundo turno pela Prefeitura de Ponta Grossa -

Matheus Gaston e João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As candidatas Elizabeth Schmidt (União) e Mabel Canto (PSDB), que disputam o segundo turno pela Prefeitura de Ponta Grossa, assinam na manhã desta quinta-feira (10) o “Pacto Eleições 2024 no Caminho da Paz”. A solenidade acontece às 10h, no Fórum Eleitoral, e será acompanhada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson.

O objetivo do pacto é garantir que o pleito transcorra de forma segura, igualitária, inclusiva, livre de assédio eleitoral, de desinformação e de discurso de ódio. “Não vemos sentido em ter eleições em que famílias acabam se desunindo, amizades são desfeitas e, em casos extremos, com violência física”, destacou Bengtsson no lançamento do pacto, em julho.

Entidades de todo o Paraná são convidadas a apoiar a iniciativa, que já conta com mais de 350 signatários, entre candidatas e candidatos, partidos políticos, coligações, federações, veículos da imprensa, sindicatos, associações, instituições religiosas, universidades, institutos e demais empresas, tanto públicas como privadas.

A busca pela paz nas eleições ocorre em cumprimento ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) da Organização das Nações Unidas (ONU). Por meio do pacto, serão realizadas ações de prevenção e combate às fraudes nas cotas de gênero e medidas para educar e conscientizar o eleitorado, como a Central de Combate à Desinformação do TRE-PR, a Gralha Confere.

Além de garantir a segurança nas eleições municipais, o TRE-PR também se dedica a promover a igualdade e a inclusão nos processos eleitorais. Isso significa assegurar que todos os cidadãos, independentemente de sua condição social, econômica, ou física, tenham igual acesso às urnas na data do pleito.

TEMAS – O Pacto pelas Eleições é composto por cinco diferentes temas que abrangem a política. A primeira dela é o ‘Enfrentamento à desinformação’, que consiste em ações e estratégias para identificar, combater e prevenir a disseminação de informações falsas ou enganosas, as fake news, que podem distorcer a opinião pública e comprometer a integridade de processos democráticos, como as eleições.

Existe também o ‘Enfrentamento ao assédio eleitoral’, que envolve medidas e ações destinadas a impedir e combater práticas coercitivas que tentam influenciar indevidamente a escolha dos eleitores, garantindo que todos possam votar de forma livre e consciente.

Outro ponto tratado pelo pacto é o ‘Combate à violência política’, que pretende por meio de reuniões, palestras e parcerias com organizações privadas e públicas ajudar no enfrentamento a essa prática criminosa. Da mesma maneira de combate, também é abordada a ‘Prevenção de fraudes à cota de gênero’.

Por fim, o pacto busca garantir ‘Acessibilidade e inclusão’, para promover eleições mais acessíveis e inclusivas envolve a adoção de medidas que garantam a participação de todos os cidadãos, independentemente de suas condições físicas, sociais ou econômicas.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE