Prefeitura de Curitiba tem 10 candidatos na disputa | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura de Curitiba tem 10 candidatos na disputa

Número de postulantes ao Executivo da capital paranaense é menor que em 2020; nomes recorrentes na política curitibana e apoio do atual gestor e governo do Estado marcam eleições deste ano

Número de eleitores curitibanos neste ano chega a 1.424.292
Número de eleitores curitibanos neste ano chega a 1.424.292 -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A capital do Paraná, Curitiba, vai às urnas neste domingo (6), para decidir o seu próximo prefeito no quadriênio 2025-2028. Após oito anos de mandato do atual chefe do Executivo Municipal, Rafael Greca (PSD), dez postulantes à Prefeitura da maior cidade paranaense poderão ser escolhidos pelo eleitor curitibano. Apesar de um número alto, são seis concorrentes a menos que o último pleito realizado em 15 de novembro de 2020, durante a pandemia.

Os candidatos são: Cristina Graeml (PMB), Eduardo Pimentel (PSD), Felipe Bombardelli (PCO), Luciano Ducci (PSB), Luizão Goulart (Solidariedade), Maria Victoria (Progressistas), Ney Leprevost (União), Professora Andrea Caldas (PSOL), Roberto Requião (Mobiliza) e Samuel de Mattos (PSTU), com os vices, Dr. Jairo Filho (PMB), Paulo Martins (PL), Paulo Costycha (PCO), Goura (PDT), Thiago Chico (Solidariedade), Walter Petruzziello (Progressistas), Rosângela Moro (União), Leticia Faria (PSOL), Marcelo Henrique (Mobiliza) e Leo Martinez (PSTU), respectivamente.

ORÇAMENTO - O postulante eleito terá, segundo o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA), para 2025, o orçamento recorde de R$ 14,5 bilhões, 12% a mais do que neste ano, configurando como o maior de todo o Paraná. As principais áreas de atenção, segundo a proposta entregue à Câmara Municipal de Curitiba (CMC), são a da previdência, saúde, educação, urbanismo e administração.

CENÁRIO Na corrida eleitoral, Eduardo Pimentel conta com o apoio das duas figuras mais importantes no cenário político atual: o próprio prefeito Rafael Greca, além do governador do Estado, Ratinho Júnior (PSD). Além destas alianças, o candidato também tem ao seu lado o ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL, mesmo partido do vice Paulo Martins, que teve uma expressiva votação para o Senado em 2022, com 29,12% de preferência do eleitorado.

Ex-vereador, secretário de Estado, deputado estadual por quatro vezes (contando seu cargo atual) e federal na penúltima legislatura, Ney Leprevost conta com Rosângela Moro, esposa de Sérgio Moro, senador eleito na nas eleições gerais 2022, para formar uma dupla que atraia um público menos à direita, mas intimamente ligado à operação Lava-Jato.

Do mesmo partido do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), Luciano Ducci conta com o PT em sua coligação, legenda do presidente da República Lula, mas que não teve apoio direto do Governo Federal. Outros nomes também chamam a atenção, como do ex-governador por quatro mandatos no Paraná, Roberto Requião, que já comandou a Prefeitura de Curitiba entre 1986 e 1989. A jornalista Cristina Graeml e a deputada estadual Maria Victoria também contam com grupos políticos fortalecidos.

Para fechar, na briga pelas 38 cadeiras da Câmara Municipal de Curitiba, serão 752 vereadores na disputa da capital paranaense, número bem abaixo dos 1.190 da última eleição. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE