Rita lidera disputa eleitoral com 40,44% em Telêmaco Borba
A atual vice-prefeita e candidata do PSD tem quase o dobro das intenções de votos em relação ao segundo colocado, na consulta feita pelo instituto ‘Global Inteligência’
Publicado: 01/10/2024, 17:35
Consulta eleitoral feita pelo instituto ‘Global Inteligência’, divulgada nesta terça-feira (1º), aponta a candidata Rita (PSD) na primeira colocação da corrida para comandar da Prefeitura de Telêmaco Borba, nos próximos quatro anos. Conforme a sondagem, registrada na Justiça Eleitoral, Rita atinge 40,44% das intenções de voto, praticamente o dobro do segundo colocado, o candidato Fubá (MDB), que tem 21,11% das intenções. Logo em seguida vem o candidato Tiago Chamorra (PL), com 20,67%.
O candidato, Professor Reinaldo (PT), soma 2% das intenções de votos, seguido por Ike Kroll (Avante), com 1,78% e Edson Ferreira (PMB), com 1,56% das intenções de voto. 8,44% dos entrevistados estão indecisos e 4% votarão em branco ou nulo.
ESPONTÂNEA - Na pesquisa espontânea (quando não são apresentados os nomes dos candidatos para o entrevistado), a candidata Rita lidera com 27,78% dos votos contra 12,67% de Fubá e 9,78% de Chamorra. Ainda nesse cenário, Prof. Reinaldo tem 1,56%; Ike Kroll 0,89% e Edson Ferreira 0,67%. O percentual dos entrevistados indecisos é de 43,33% e a estatística ainda aponta que 3,33% do eleitorado anularia o voto ou votaria em branco.
A consulta do Global Inteligência também revelou qual é a observância do eleitorado em relação a expectativa do resultado do pleito de forma estimulada. Foi perguntado aos eleitores: “independente do seu voto quem o(a) srº(ª) acha que vai ganhar a eleição para prefeito?”. Rita também aparece na frente com 31,11%; Chamorra conta com 14,44% e Fubá com 14,00%. Prof. Reinaldo e Ike Kroll empatam em 0,44% e Edson Ferreira tem 0,22%.
METODOLOGIA – A pesquisa teve uma amostragem de 450 eleitores do município de Telêmaco Borba e ocorreu entre os dias 28 e 29 de setembro. A margem de erro é de 4,6% para mais ou para menos, e a confiabilidade dos dados coletados é de 95%. A sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR- 02837/2024.
Para realizar a consulta foi utilizada a metodologia quantitativa por amostragem probabilística estratificada, no estágio inicial. Na aplicação da coleta, foi usado o sistema de cotas de sexo, idade e região geográfica (urbana e rural), e socioeconômico, realizada junto aos eleitores que votam e residem no município de Telêmaco Borba. A base para as divisões foi a fonte pública dos dados atualizados disponíveis no TSE e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
HISTÓRICO - Rita tem 61 anos. Ela é a atual vice-prefeita de Telêmaco Borba, tendo assumido a função em 2017 e reeleita em 2020. Para o pleito deste ano, Rita tem como vice Jefferson Abreu (Podemos). A coligação é denominada ‘Telêmaco, sempre em frente!’ e conta com apoio dos partidos Republicanos, Mobiliza, PSB, União e Federação PSDB/Cidadania.
Fubá tem 53 anos. Ele já foi eleito vereador no município de Telêmaco Borba por quatro mandados e atualmente ocupa uma cadeira no Legislativo do município. Para a eleição do próximo domingo (6), Fubá tem como candidato a vice Prof. Neri (MDB). A coligação é denominada ‘Agora é a Vez do Povo’ e também conta com o Solidariedade, DC, Agir.
Thiago Chamorra tem 41anos. Ele tem como candidato a vice na chapa Toninho Bobig (PP). A coligação liderada por ambos é denominada ‘Muda Telêmaco Muda de Verdade’ e também conta com o PRD e o PRTB. Chamorra disputou a Prefeitura no pleito de 2020, mas foi derrotado por Dr. Marcio.
Prof. Reinaldo tem 59 anos. A candidata a vice da chapa do PT é Dra. Fernanda. Dentro de cargos eletivos, Reinaldo teve experiência dentro da Câmara de Telêmaco Borba, para a qual foi eleito em 2008.
Ike Kroll tem 47 anos. O candidato a vice-prefeito da chapa do Avante é Binho. Ike Kroll disputou o cargo de deputado estadual nas eleições de 2022 e ficou como suplente.
Edson Ferreira tem 47 anos. E o seu candidato a vice é Fogaça, também do PMB. Edson disputa cargos eletivos desde 2004, contudo jamais foi eleito, contudo já ficou como suplente tanto para o cargo de vereador de Telêmaco Borba quanto para a função de deputado estadual pelo Paraná.