Fabinho Machiavelli lidera com 64% em Antônio Olinto | aRede
PUBLICIDADE

Fabinho Machiavelli lidera com 64% em Antônio Olinto

Estudo da 'Véritas Pesquisa & Assessoria' considera os votos válidos e aponta o candidato do Progressistas com ampla vantagem na disputa pela chefia do Poder Executivo do município

Pesquisa aponta Fabinho Machiavelli (PP) com ampla vantagem pela disputa da Prefeitura de Antônio Olinto
Pesquisa aponta Fabinho Machiavelli (PP) com ampla vantagem pela disputa da Prefeitura de Antônio Olinto -

Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O ex-prefeito e candidato à Prefeitura de Antônio Olinto, Fabinho Machiavelli (PP), lidera as intenções de voto no município para o pleito de outubro com ampla vantagem. Isso é o que aponta a consulta eleitoral realizada pela ‘Véritas Pesquisa & Assessoria’. Conforme a sondagem, registrada na Justiça Eleitoral, Fabinho soma 64,4% das intenções de votos, contra 30,09% de Alan Jaros (PSD). Outros dois candidatos também disputam o Executivo, contudo a pesquisa revelou que o percentual de votos deles é bem menor: Mario Pascoal Dolinski (PT) aparece com 3,4% das intenções do eleitorado e Gilciano Moreira (PL) figura com apenas 1,3%. Os números consideram apenas os votos válidos, ou seja, quando se excluem brancos, nulos e indecisos, seguindo o critério utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na apuração da eleição em todo País. A pesquisa teve uma amostragem de 450 eleitores do município de Antônio Olinto e ocorreu entre os dias 20 e 21 de setembro. A margem de erro é de 4,7%, e a confiabilidade dos dados coletados é de 95%. A consulta está registrada no TSE sob o número PR-02854/2024.

No cenário da pesquisa estimulada, em que são apresentados os nomes dos candidatos e também são considerados os eleitores indecisos e aqueles que anulariam o voto, a consulta aponta o seguinte panorama: Fabinho Machiavelli aparece com 50,7% dos votos, contra 24,3% de Alan Jaros, 2,7% de Mario Dolinski e 1% de Gilciano Moreira. Entre aqueles que não sabem ou não responderam o percentual é de 20,3 e 1% disseram que votariam em branco ou anulariam.

O relatório da pesquisa aponta ainda que Fabinho Machiavelli tem a menor taxa de rejeição. Dentre os eleitores consultados, 30,3% disseram que "não votaria de jeito nenhum" em Mario Dolinski, 29,3% responderam que não votaria em Alan Jaros, outros 24,7% disseram que não votam em Gilciano Moreira e apenas 12,3% não votariam em Fabinho Machiavelli. Entre aqueles que não rejeitam nenhum candidato o percentual é de 4,7 e 26,3% não sabe ou não opinou.

METODOLOGIA - A ‘Véritas Pesquisa & Assessoria’ entrevistou 450 moradores de Antônio Olinto com idade acima de 16 anos, em condição de voto. A pesquisa foi realizada com sorteios aleatórios, sistemáticos, com critério de divisão geográfica, escolaridade, faixa etária e classificação socioeconômica. 30% das entrevistas foram utilizadas para checagem no ato da coleta. 

HISTÓRICO - Fabinho Machiavelli (PP) completa 42 anos na próxima terça-feira (1°). Para o pleito deste ano ele tem como vice da chapa Rinaldo Pelegrino (Solidariedade), eles encabeçam a coligação ‘Compromisso com a População’. Fabinho já foi prefeito de Antônio Olinto por dois mandatos consecutivos, entre 2013 e 2020. Mas a experiência na vida pública se dá desde 2008, quando Fabinho se elegeu vereador pela Câmara de vereadores do município.

Alan Jaros (PSD) tem 47 anos. O candidato a vice da chapa é Tuia (Podemos) e a coligação se denomina ‘Antônio Olinto no Rumo Certo’. Alan entrou na política em 2004, quando se elegeu vereador. Depois, em 2012, foi eleito vice-prefeito ao lado de Fabinho Machiavelli e na última eleição municipal, se elegeu prefeito de Antônio Olinto.

Mario Pascoal Dolinski (PT) tem 63 anos. Ao seu lado, na disputa da Prefeitura, está Vera Lucia (PT). Conforme o sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do TSE, é a primeira vez que Dolinski disputa um cargo eletivo.

Gilciano Moreira (PL) tem 47 anos. A ‘chapa pura’ de Moreira conta com o nome de Ester Cubas como candidata a vice-prefeita. O candidato ao Executivo disputou a primeira eleição da carreira política em 2016, quando ficou como suplente para a Câmara de Antônio Olinto. Quatro anos mais tarde, Gilciano conquistou uma cadeira no Legislativo municipal.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE