Elizabeth aposta em gestão plena para otimizar saúde | aRede
PUBLICIDADE

Elizabeth aposta em gestão plena para otimizar saúde

Prefeita planeja trazer central de leitos para Ponta Grossa, para destravar o serviço público e ampliar atendimento à população

A entrevistada desta terça-feira (24), foi a atual prefeita do município, Elizabeth Schmidt (União)
A entrevistada desta terça-feira (24), foi a atual prefeita do município, Elizabeth Schmidt (União) -

Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Grupo aRede iniciou a segunda rodada de sabatina com os candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa, para as eleições de 2024. A entrevistada desta terça-feira (24), foi a atual prefeita do município, Elizabeth Schmidt (União). O primeiro candidato a participar da série foi o ex-prefeito Marcelo Rangel (PSD) - confira a sabatina aqui.

Em sua chegada na sede do Grupo aRede, Elizabeth pediu a audiência do público e declarou: “Eu só vou responder a verdade”. Em relação ao seu plano de governo, a candidata à reeleição comentou que ele é baseado no Masterplan. “Temos consultas públicas de onde se deve aplicar e investir o dinheiro do povo para o próximo ano. Então, nós temos todos os dados, as pessoas votaram e nós estamos correspondendo às expectativas da população", relatou.

Sobre um possível segundo turno, a prefeita disse que todos os seus adversários têm condições de disputa, no entanto, a escolha será da população. Quando questionada a respeito desta eleição ser marcada por um embate entre os candidatos, principalmente com o ex-prefeito Marcelo Rangel, Elizabeth afirmou que isso acontece e uma forma natural, justamente por serem do mesmo grupo político. "Isso já é uma página virada para mim. Estou mostrando e focando todo o meu trabalho para os próximos quatro anos. Eu só sei dizer que temos muitos projetos, muitos planos ainda para realizar", comentou.

A candidata ressaltou que está concorrendo à reeleição porque todos os planos e projetos que a sua equipe tinha, não tiveram tempo de serem concluídos. "Porque tudo o que aconteceu enquanto eu era prefeita foi a epidemia da dengue, que nunca aconteceu, a pandemia do Covid, que foi mundial e explodiu o sistema de saúde do Estado do Paraná e do mundo, além de destelhamentos e desabrigados", contou. Elizabeth completou dizendo que só pôde começar a fazer o asfalto em 2023.

Já a respeito do dever de um vice-prefeito, a candidata relatou ser o único cargo que tem direito a ósseo que não precisa trabalhar. "Nunca fiz isso. Eu sempre trabalhei, mas a missão principal é estar no lugar do prefeito". Quando questionada sobre a relação de opinião entre o vice e o prefeito, Elizabeth disse ser algo muito difícil. "É conforme o caráter e a personalidade do prefeito, sabe? E o caráter e a personalidade do vice", declarou.

Em relação a uma de suas promessas para a atual gestão ser a finalização do segundo lago de Olarias, a prefeita informou que gostaria de ter este lago pronto, sendo mais um cartão postal da cidade, mas ela ressaltou ser um grande problema. "Recebemos os projetos dos lagos 2 e 3 para executarem. Fizemos uma licitação, com uma empresa excelente de Maringá e ela começou a fazer o trabalho. Porém, quando eles chegaram perto do lago 1, aconteceu um colapso, porque o projeto do lago 1 não previu o que iria acontecer", contou. Elizabeth declarou que houve um assoreamento muito grande devido às chuvas e isso não foi considerado na hora de fazer o projeto.

VÍDEO
Grupo aRede
Confira a sabatina com a Elizabeth Schmidt (União) | Autor: Grupo aRede

Ao ser questionada se a sua proposta com repassar a verdade indicaria que um de seus adversários não está sendo verdadeiro, Elizabeth afirmou estar se referindo apenas para a população de Ponta Grossa. "Estou mostrando para todos que eu só falo a verdade. Nunca menti para ninguém e não será a partir de agora que aprenderei a mentir". Ela completou falando que vários candidatos estão fazendo propostas que já existem. "Por exemplo, o transporte coletivo será registrado pela prefeitura, em questão do gerenciamento. Nós já mudamos a lei do transporte coletivo. Um dia essa tarifa será zero".

Elizabeth destacou que a situação do transporte coletivo do município é muito ruim, sendo uma das áreas que a população mais reclama. "Justamente por isso que fizemos a licitação. Porque afinal são 20 anos de concessão, não é brincadeira, é a vida das pessoas. Já recorremos à Justiça e espero que logo a gente retorne com tudo isso, para termos o aumento dos ônibus elétricos, Wi-Fi e ar-condicionado". Ela relembrou que está instalando câmeras de segurança nos ônibus e acrescentou que a caixa preta já deixou de existir.

A prefeita relatou que a oposição está dizendo que ela fechou o Hospital Amadeu Pupi. "Quando dizem que a cidade está carente disso, os 45 leitos que estavam lá no Hospital Amadeu Pupi foram todos para o Hospital Regional e estão funcionando". Por fim, ela destacou a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Uvaranas e confirmou que estará atendendo no mês de dezembro. Elizabeth constatou que não planeja terceirizar a UPA, mas declarou que para isso, ela precisa de médicos.

Sobre o orçamento fiscal para 2025, que será divulgado em uma audiência pública nesta sexta-feira (27), a candidata comentou que o valor é de R$ 1,9 bilhão. "É um valor bastante significativo, assim como a produção bruta da nossa cidade em 2020, que foi de R$ 10 bilhões". Elizabeth disse que fez os cortes necessários, juntamente com o setor de economia, além de medidas importantes como a Nota PG e o IPTU premiado. "Tomamos medidas importantes com esses cortes porque eu tinha que cumprir o que prometi. Que era fazer o plano de cargos e salários".

Em relação a abundante de homicídios ocorridos na cidade, a prefeita contou que realiza uma reunião mensal com todas as forças de segurança pública de Ponta Grossa. "Cada uma tem o seu papel, mas nas ações integradas estamos juntos. Inclusive, com a contratação de mais 100 guardas, estamos mostrando que estamos descentralizando as ações da Guarda Civil Municipal (GCM) para auxiliar a Polícia Militar (PM)". Além disso, ela declarou que haverá uma sede da GCM ao lado do Centro de Eventos e deseja que a corporação se torne uma Polícia Municipal. 

GALERIA DE FOTOS

  • Elizabeth aposta em gestão plena para otimizar saúde
 

Sob supervisão de Mário Martin

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE