PG se destaca como polo educacional privado na região | aRede
PUBLICIDADE

PG se destaca como polo educacional privado na região

Imagem ilustrativa da imagem PG se destaca como polo educacional privado na região
-

Gabriel Sartini

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa possui, hoje, cinco faculdades particulares. Ao todo, juntas, recebem quase oito mil estudantes. O diretor de ensino superior do SINEPE Campos Gerais, Marco Antonio Razouk, acredita que a cidade tornou-se um verdadeiro polo educacional, pois oferece um portfolio enorme de cursos nas instituições privadas. “Quem opta pelo ensino privado não perde em nada em comparação àquele que estuda em uma instituição pública”, comenta.

Para Razouk o ensino superior privado supera o ensino público, por não estar engessado. “Nas faculdades privadas, as coisas andam mais rápido”, afirma. A compra de material, o investimento em laboratórios, a contratação de professores é muito mais rápida, pois não precisa passar por editais para que sejam desenvolvidas.

Uma prova disso é o número de cursos que surgem a cada ano nas faculdades privadas. Cada vez mais, estas instituições estão investindo em cursos de alto custo para atender as demandas do mercado. “É feita uma analise de mercado para saber quais os profissionais mais necessários naquele momento ou localidade, para então buscar alternativas para oferecer esse curso”, aponta o diretor.

Para recrutar mais estudantes, o trabalho das faculdades privadas acontece sempre depois dos vestibulares das universidades públicas. “A faculdade privada fica na espreita da pública, para depois entrar no mercado”, esclarece Razouk. Para ele, o objetivo do ensino superior privado é trazer aquelas pessoas que não passaram em uma instituição pública ou então não têm tempo para se dedicar a estudar para concorrer a uma vaga no ensino público. “O fato é que é muito mais fácil entrar em uma faculdade particular, pois o número de candidatos disputando uma vaga é menor”, explica.

Como escolher uma boa faculdade particular:

1° Conceito do Enade: verificar junto ao MEC qual é o conceito da prova realizada pelos alunos do curso na última prova.

2° Conceito Parcial do Curso: O conceito do curso é baseado através dos insumos oferecidos pela universidade, como infraestrutura, literatura e corpo docente, analisado através dos títulos.

Estas duas primeiras informações, o aluno pode verificar através do site: http://emec.mec.gov.br. Ao consultar o nome da instituição, aparece também o número do Índice Geral de Cursos (IGC), que vai de 1 a 5. Esse número mostra a média de todos os cursos da instituição: se for 1 ou 2, o curso é ruim.

3° Conhecer a instituição: O ideal é que o candidato vá até a faculdade e converse com o diretor e com o coordenador do curso que pretende fazer, para ver se é aquilo mesmo que procura.

4° Conversar com alunos da faculdade: Procurar alguém que já estudou naquela faculdade é uma boa maneira de ter um feedback da instituição.

5° Conhecer os professores: Pesquisar quais são os professores que ministram aulas no curso e quais suas titulações.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE