Vendas do comércio de PG superam média paranaense | aRede
PUBLICIDADE

Vendas do comércio de PG superam média paranaense

Tanto no mês de julho quanto no acumulado do ano, o faturamento do setor está acima da média paranaense

Somente no mês de julho, o destaque nas vendas em Ponta Grossa foi 
das concessionárias de veículos, com alta superior a 30%
Somente no mês de julho, o destaque nas vendas em Ponta Grossa foi das concessionárias de veículos, com alta superior a 30% -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Tanto no mês de julho quanto no acumulado do ano, o faturamento do setor está acima da média paranaense

O comércio varejista em Ponta Grossa registra um crescimento nas vendas acima da média estadual. Os números da Pesquisa Conjuntural do Comércio, realizada mensalmente, divulgados nesta quarta-feira (11) pela Federação do Comércio de Bens do Paraná (Fecomércio PR) revelam que, no mês de julho, os lojistas do município ampliaram em 5,27% o faturamento de suas lojas, na comparação com o mesmo mês de julho. Já no acumulado do ano, entre janeiro e julho, o crescimento atinge a marca de 2,98%. Nestes mesmos dois comparativos, a média de crescimento estadual está em 4,86% (mês) e 2,06% (ano).

Entre os setores de maior destaque no mês específico de julho, estão as concessionárias de veículos, que liderou o crescimento, com alta de 32,0%, e as lojas de departamentos, que tiveram incremento de 27,6%. Foram positivos, ainda, as vendas das farmácias (14,4%), vestuário (14,5%), autopeças (7,8%) e combustíveis (5,1%). Os priores índices ficaram com os setores de livraria e papelaria (-19,13%) e óticas/cine/foto/som (-20,2%). No acumulado do ano, lideram as lojas de departamentos (31,4%), autopeças (11,5%) e farmácias (5,8%); e as maiores quedas seguem a tendência mensal, com livraria e papelaria (-6,11%) e óticas/cine/foto/som (-11,3%).

Gerente do Sindicato do Comércio Varejista em Ponta Grossa, Rafael Ribeiro destaca o desempenho da cidade como de grande relevância. “De acordo com a pesquisa, Ponta Grossa mantém um destaque comparado com outras cidades, continuamos com crescimento e a expectativa é boa dos comerciantes com relação à visualização de campanhas e metas”, relata.

Contudo, ele lembra que esse valor corresponde a uma média, e que se por um lado há setores com desempenho bastante positivo, há outros que estão com atividade menor. “Ponta Grossa está com uma vertente diferenciada e esperamos que se mantenha. Cabe lembrar que alguns pontos específicos conseguem ter essa dinâmica de vendas, mas outros não: nem todos eles continuam crescendo”, conclui.

Londrina tem índices negativos

Entre as regiões analisadas, o Sudoeste teve o melhor desempenho no mês de julho ante o mesmo mês do ano passado, e registrou alta de 34,07% nas vendas, em função, principalmente, de uma elevação considerável do setor de concessionárias de veículos (111,51%). No acumulado de janeiro a julho, o Sudoeste também apresenta o melhor resultado do estado, com aumento de 7,89% nas vendas. Na sequência está Curitiba e Região Metropolitana (4,4%), Maringá (3,51%), Oeste (3,5%), Ponta Grossa (2,98%). Londrina é a única cidade com queda, que teve redução de 6,6% em julho e acumula baixa de 5,8% de janeiro a agosto.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE