Curitiba dividida: atos distintos contra PEC da Blindagem e a favor da anistia
Manifestações aconteceram em dois pontos diferentes da região central da capital paranaense: na Boca Maldita e na Praça Santos Andrade
Publicado: 21/09/2025, 18:07

Milhares de pessoas se reuniram no Centro de Curitiba neste domingo (21) em atos com objetivos opostos: enquanto um grupo protestava contra a PEC da Blindagem, outro se manifestava a favor da anistia. A presença simultânea das duas manifestações aconteceu mesmo debaixo de chuva.

Centenas de manifestantes se concentraram em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Praça Santos Andrade, por volta das 14h. No ato, que teve o canto do hino nacional e foi organizado pela ala da direita, a morte do ativista americano Charlie Kirk durante um evento no campus da Universidade Utah Valley foi lembrada. O protesto também foi a favor da anistia e pelo “resgate das universidades”.

Já na Boca Maldita, a poucos metros da Praça Santos Andrade, milhares de pessoas se organizaram para protestar contra a PEC da Blindagem e em desfavor do projeto de lei que prevê anistia aos condenados do 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A manifestação também criticou o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Os atos contra a PEC da Blindagem e o projeto da anistia aconteceram simultaneamente em pelo menos 11 capitais brasileiras neste domingo (21) sob a organização de movimentos sindicais e partidos da esquerda.
Com informações: Banda B, parceiro do Portal aRede.