MP denuncia suspeito de amarrar cão com cadarço por maus-tratos
Os fatos teriam ocorrido no mês passado e foram investigados Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente de Curitiba
Publicado: 14/09/2023, 14:02
A Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente de Curitiba ofereceu denúncia criminal contra um homem investigado por maus-tratos contra um animal no bairro Uberaba, na capital. Os fatos teriam ocorrido em agosto deste ano – a ação penal foi recebida pelo Judiciário e tramitará na 2ª Vara Criminal de Curitiba.
A partir de informações repassadas às autoridades policiais por vizinhos do denunciado, foi constatado que o réu mantinha em seu imóvel um cão preso a uma corrente curta próximo a sua casinha e com um cadarço no pescoço. O animal foi encontrado com grave ferimento no pescoço após ter sido mantido nessa situação por aproximadamente 15 dias, sem que houvesse sido procurado atendimento médico veterinário. Após a vistoria, o animal foi resgatado por organização não-governamental e encaminhado para atendimento especializado urgente. Na residência do investigado, foram encontrados outros quatro cães que também apresentavam sinais de maus-tratos.
Na denúncia, o Ministério Público requer a condenação do acusado às penas previstas na Lei de Crimes Ambientais (9.605/1998), podendo chegar à reclusão por até cinco anos, além do pagamento de multa.
As informações são de assessoria