Irmãos são suspeitos de hackear contas de empresas no PR

Nos últimos dias, dois hackers foram presos pela Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC) de Curitiba, suspeitos de integrarem uma quadrilha que desviou cerca de R$ 1 milhão de clientes de uma agência bancária de Curitiba. Airton Tratz Neto, de 27 anos, foi preso no bairro Cristo Rei, após o cumprimento de um mandado de prisão. Já Alexandre Tratz, de 25 anos, se apresentou na delegacia acompanhado do seu advogado.
De acordo com informações apuradas pela polícia, a dupla é suspeita de praticar o golpe através do sistema de internet banking. Os suspeitos clonavam a página de um banco e entravam em contato via telefone com a vítima.
“Os hackers ligavam para os clientes da agência bancária se passando por funcionários do banco para atualizar o sistema operacional via internet, fazendo as vítimas acessarem as senhas e códigos de segurança de suas contas-correntes. Com isso, os criminosos pagavam várias faturas de energia elétrica entre outras contas de empresas ligadas ao esquema criminoso”, explica o delegado titular da DEDC, Wallace de Oliveira Brito.
As investigações apontaram ainda que as empresas contratavam os hackers para realizar o ato delituoso. O pagamento aos criminosos, eram pagos posteriormente ao crime cometido. Apurou-se também, que a dupla estava atuando desde janeiro deste ano em Curitiba e que cerca de R$ 1 milhão de clientes de uma agência bancária da capital, já havia sido desviado pelos suspeitos.
“Os suspeitos mandavam uma página falsa, muito parecida com a do banco para que a vítima atualizasse o seu 'cadastro', mas na verdade estava pagando um boleto para uma empresa envolvida nesse golpe”, completa o delegado.
Os suspeitos não tinham passagem pela polícia. A DEDC segue as investigações para a identificação das empresas envolvidas e para cumprir outros dois mandados de prisão. A dupla responderá pelos crimes de estelionato e associação criminosa.
Informações da assessoria da Polícia Civil.





















