PGR dá parecer contra pedido de acesso a registro de Vorcaro no Senado | aRede
PUBLICIDADE

PGR dá parecer contra pedido de acesso a registro de Vorcaro no Senado

Pedido também inclui registros de visitas da esposa de Moraes

Pedido também inclui registros de visitas da esposa de Moraes
Pedido também inclui registros de visitas da esposa de Moraes -

Publicado por André Ribeiro

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou nesta quinta-feira (22) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer contrário ao pedido de acesso a eventuais registros de entrada e saída da advogada Viviane Barci, esposa do ministro Alexandre de Moraes, e do ex-banqueiro Daniel Vorcaro no Senado.

A manifestação foi incluída no mandado de segurança no qual o vereador de Curitiba Guilherme Kilter (Novo) pede que a Corte obrigue o Senado a fornecer eventuais registros de entrada e saída de Viviane, Vorcaro e outros citados.

Segundo o parlamentar, os pedidos de acesso aos dados foram negados pela Casa por envolver "informações de caráter pessoal".

Além de Viviane e Vorcaro, o vereador quer acesso a eventuais registros de entrada do empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, o empresário Fábio Luís Lula da Silva, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nas dependências da Casa.

No parecer, o procurador disse que o pedido de acesso deve ser rejeitado porque a jurisprudência do Supremo define que não cabe mandado de segurança, protocolado em nome próprio, para defender direitos coletivos.

“O impetrante não logrou comprovar violação de direito subjetivo líquido e certo, o que, nos termos da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, afasta sua legitimidade ativa e, por conseguinte, o cabimento do mandado de segurança”, afirmou Gonet.

O caso é relatado pelo ministro Luiz Fux. Não há data prevista para decisão.

Com informações da Agência Brasil.

RESUMO

Parecer da PGR contra o pedido: O procurador-geral da República, Paulo Gonet, manifestou-se contrariamente ao pedido do vereador Guilherme Kilter (Novo-PR) para acessar registros de entrada no Senado da advogada Viviane Barci (esposa do ministro Alexandre de Moraes), de Daniel Vorcaro, de Fábio Luís Lula da Silva e de Antônio Carlos Camilo Antunes.

Justificativa jurídica: Gonet argumentou que o mandado de segurança deve ser rejeitado por falta de legitimidade do parlamentar, já que a jurisprudência do STF impede o uso dessa ferramenta em nome próprio para a defesa de direitos coletivos ou sem a comprovação de direito líquido e certo.

Histórico e tramitação: Os dados haviam sido negados anteriormente pelo Senado por envolverem informações pessoais; agora, o caso está sob relatoria do ministro Luiz Fux no STF, ainda sem data para julgamento.

CONTEÚDO DE MARCA

PUBLICIDADE