Motorista morre após carro colidir com trem e ser arrastado no PR
Acidente aconteceu em uma passagem de nível na entrada de Califórnia, no Norte do Paraná; motorista foi ejetado do veículo

Um motorista morreu no início da tarde desta segunda-feira (20) após o carro que dirigia ser atingido por um trem em uma passagem de nível em Califórnia, no Norte do Paraná. Com o impacto, o veículo foi arrastado por cerca de 200 metros ao longo da linha férrea.
As informações são da Banda B, parceira do Portal aRede O acidente aconteceu por volta das 13h30, em um cruzamento que dá acesso a uma estrada rural, próximo ao portal de entrada da cidade, na saída para Apucarana.
Sozinha no veículo, a vítima era moradora de Califórnia e conduzia um Chevrolet Chevette. Equipes do Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência), do Corpo de Bombeiros de Apucarana, foram acionadas, mas encontraram o motorista já sem vida.
Motorista foi lançado para fora do carro após ser atingido por trem
Segundo o tenente Everson Martins Junior, do Corpo de Bombeiros, a equipe foi mobilizada inicialmente com a informação de que a vítima estaria presa às ferragens sob a locomotiva. No entanto, ao chegar ao local, os socorristas encontraram o carro preso à parte dianteira do trem e localizaram o motorista fora do veículo.
“Chegando aqui no local a gente constatou o veículo na frente do trem e, mais para frente, localizou a vítima, que havia sido ejetada do veículo”, explicou o oficial.
De acordo com a corporação, a força do impacto e o percurso em que o automóvel foi arrastado provocaram ferimentos graves no motorista, incluindo a amputação de um membro.
A Polícia Científica foi acionada para fazer a perícia e recolher o corpo. Também atenderam a ocorrência equipes da Polícia Civil, da Polícia Militar e da concessionária Motiva Paraná.
As circunstâncias da colisão entre o trem e o veículo serão investigadas pelas autoridades.
O que diz a Rumo sobre o acidente
A Rumo informou que o acidente aconteceu depois que o motorista avançou a passagem de nível no momento em que a composição ferroviária se aproximava. Segundo a concessionária, o trem trafegava com o uso da buzina, conforme o procedimento padrão, mas o maquinista foi surpreendido e não teve tempo suficiente para evitar a colisão.
“A empresa reforça a importância do respeito à sinalização existente nas passagens em nível e orienta motoristas e pedestres a sempre parar, olhar e escutar antes de realizar a travessia. Conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a preferência de passagem nesses cruzamentos é da composição ferroviária.”, diz trecho da nota.
Por fim, a Rumo disse que permanece à disposição das autoridades para colaborar com a apuração do acidente.





















