Consignados: INSS passa a exigir biometria facial a partir desta terça | aRede
PUBLICIDADE

Consignados: INSS passa a exigir biometria facial a partir desta terça

Beneficiários terão também mais tempo para pagar empréstimos

Exigência começa a valer nesta terça-feira (19)
Exigência começa a valer nesta terça-feira (19) -

Publicado por Sara Dalzotto

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Novas exigências de segurança para empréstimos consignados de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a valer a partir desta terça-feira (19). Aposentados e pensionistas que solicitarem esse tipo de crédito terão que validar a operação por biometria facial, pelo aplicativo ou site Meu INSS.

Os empréstimos consignados são valores descontados diretamente do benefício. A "anuência biométrica" está prevista na Lei nº 15.327/2026, que teve o objetivo de aumentar a segurança dos cidadãos. A nova lei proíbe a contratação de consignado por telefone ou por procuração de terceiros.

Veja o que muda

1) A partir de agora, o beneficiário, quando solicitar o consignado, receberá a proposta no aplicativo Meu INSS com o status "pendente de confirmação".

2) A pessoa terá até cinco dias corridos para confirmar a operação por reconhecimento facial. Se o procedimento não for realizado dentro do prazo, o contrato é automaticamente cancelado.

3) Os beneficiários poderão ter mais tempo para pagar os empréstimos. O prazo aumentou de 96 meses para o limite de 108 parcelas (9 anos).

4) Depois de acertado o crédito, a pessoa pode começar a pagar depois de até três meses.

Com informações da Agência Brasil.

Leia o resumo da notícia

- Beneficiários do INSS que contratarem empréstimo consignado agora precisam confirmar a operação com biometria facial no app ou site Meu INSS; contratações por telefone ou procuração foram proibidas.

- Após a solicitação, a proposta ficará “pendente de confirmação” no Meu INSS e deverá ser validada em até 5 dias, senão o contrato será cancelado automaticamente.

- O prazo máximo de pagamento aumentou de 96 para 108 parcelas (9 anos), e o início do pagamento pode ser adiado em até 3 meses após a contratação.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right