Traficante sul-coreano de metanfetamina é preso por ordem de Moraes
Preso pela PF em São Paulo era considerado fugitivo pela Coreia do Sul, acusado de planejar transporte de metanfetamina da Tailândia

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quinta-feira (29/1), em São Paulo, um traficante sul-coreano que estava foragido no Brasil após ser acusado pelas autoridades da Coréia do Sul de planejar transportar metanfetamina da Tailândia para o seu país de origem, em 2022.
Myung Soo Kim, de 54 anos, estava inscrito na lista de foragidos da Difusão Vermelha a pedido do governo sul-coreano e foi alvo de mandado de prisão para extradição expedido em 8 de janeiro pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O que aconteceu
Segundo a decisão de Alexandre de Moraes, o escritório da Interpol na Coreia do Sul incluiu a notificação vermelha contra Myung Soo Kim (foto em destaque) em junho de 2023, após ele ser considerado fugitivo por responder a processo penal por tráfico internacional de drogas.
De acordo com a autoridade local, Kim e outros cinco envolvidos planejaram o tráfico de metanfetamina da Tailândia para a Coreia do Sul, em outubro de 2022. Cerca de 50 kg da droga foram transportados de Bangkok para seu país de origem dentro de latões de aço inoxidável em cum ontêiner.
Em dezembro daquele ano, a carga de metanfetamina chegou pelo navio Heunga Hochiminh até o Porto de Busan, que fica Situado no sudeste da Coreia do Sul e funciona como um ponto de transbordo vital entre o Japão, China e rotas para a América e Europa.
Pela legislação sul-coreana, o crime de tráfico de drogas tem pena máxima de 10 anos de prisão.
Myung Soo Kim foi preso pela manhã na capital paulista, por meio do Núcleo de Cooperação Policial Internacional – Escritório Regional da Interpol no Estado de São Paulo.
Com a prisão, o processo de extradição dele para a Coreia do Sul prosseguirá no Supremo Tribunal Federal (STF).




















