Irã diz à ONU que EUA e Israel são culpados por protestos 'violentos' | aRede
PUBLICIDADE

Irã diz à ONU que EUA e Israel são culpados por protestos 'violentos'

Em carta ao Conselho de Segurança, Teerã acusa Washington, em coordenação com Israel, de incitar violência e desestabilizar o país

No texto, Teerã afirma que Washington atua de forma deliberada para desestabilizar o país
No texto, Teerã afirma que Washington atua de forma deliberada para desestabilizar o país -

Publicado por Iolanda Lima

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Irã declarou às Nações Unidas que os Estados Unidos e Israel são responsáveis pela “transformação de protestos pacíficos em atos violentos e subversivos e vandalismo generalizado” no país. A acusação foi feita pelo embaixador iraniano na ONU, Amir Saeid Iravani, em carta enviada ao Conselho de Segurança nesta terça-feira (13/1). O documento foi obtido pela imprensa norte-americana.

No texto, Teerã afirma que Washington atua de forma deliberada para desestabilizar o país. Segundo Iravani, o Irã condena “a conduta contínua, ilegal e irresponsável dos Estados Unidos da América, em coordenação com o regime israelense, de interferir nos assuntos internos do Irã por meio de ameaças, incitação e incentivo deliberado à instabilidade e à violência”.

A carta sustenta que as ações atribuídas aos EUA vão além da retórica diplomática e configuram uma violação direta de normas internacionais.

O embaixador ainda acusa Washington de adotar “práticas desestabilizadoras” que minam a Carta fundadora da ONU, violam princípios fundamentais do direito internacional e colocam em risco os alicerces da paz e da segurança internacionais.

A manifestação do governo iraniano ocorre em meio a uma onda de protestos que se espalhou pelo país nas últimas semanas e a uma escalada de tensões entre Teerã e Washington.

Autoridades iranianas têm rejeitado críticas externas à repressão às manifestações e insistem que a violência registrada é resultado de interferência estrangeira, e não de reivindicações internas legítimas.

Nesta terça, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou o tom novamente e alertou que o governo norte-americano tomará “medidas muito enérgicas” caso o Irã execute manifestantes detidos durante a onda de protestos que atinge o país há mais de duas semanas.

Com informações do Metrópoles 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right