Paraná tem alerta de tempestade na véspera de Natal; veja as previsões | aRede
PUBLICIDADE

Paraná tem alerta de tempestade na véspera de Natal; veja as previsões

Em algumas áreas, especialmente próximo da divisa com Santa Catarina, o aviso de perigo é mais intenso

Há possibilidade, conforme o Inmet, de chuva entre 30 e 60 milímetros
Há possibilidade, conforme o Inmet, de chuva entre 30 e 60 milímetros -

Publicado por Iolanda Lima

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O dia deve permanecer com muito calor nesta quarta-feira (24), véspera de Natal, em todo o Paraná, chegando aos 31ºC em Curitiba e 33ºC no Litoral, de acordo com o Simepar. 

Mas a chuva também deve participar da ceia e do Natal dos paranaenses. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu avisos de perigo de tempestade para o Paraná que valem para esta quarta (24) e quinta-feira (25). 

Entre as regiões que podem ser afetadas pelas chuvas estão o Noroeste, Sudoeste, Sudeste, Centro-Sul, Oeste e a Região Metropolitana de Curitiba. Em algumas áreas, especialmente próximo da divisa com Santa Catarina, o aviso de perigo é mais intenso. 

Há possibilidade, conforme o Inmet, de chuva entre 30 e 60 milímetros, ventos de até 100 km/h e até queda de granizo. O Instituto reforça os riscos de estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e a Argentina provoca a instabilidade no tempo. Com isso, o ar se torna mais leve e sobe, ganhando umidade e favorecendo a formação de nuvens de chuva.  

O Simepar aponta ainda que, nesta quinta-feira (25), com a “quebra” do bloqueio atmosférico que mantinha as maiores instabilidades sobre o Rio Grande do Sul, uma frente fria consegue avançar mais ao norte, ainda pelo Oceano Atlântico, favorecendo o aumento dos índices de instabilidade sobre o Paraná. Para Ponta Grossa, o Simepar prevê temperaturas altas até sexta, com máxima de 30°C. Já no final de semana e na próxima semana o tempo deve ser instável e com previsão de temporais. 

Próximo a Santa Catarina (Oeste, Sudoeste e Sul) chove em vários momentos do dia. Na maioria das regiões paranaenses as precipitações ocorrem especialmente a partir da tarde. Há risco de tempestades, inclusive nas praias. 

Com informações do Portal Banda B, parceiro do Portal aRede

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right