Trump diz a Lula que EUA estão sentindo falta do café brasileiro | aRede
PUBLICIDADE

Trump diz a Lula que EUA estão sentindo falta do café brasileiro

Produto acumula forte inflação nos EUA e a tarifa imposta sobre a produção brasileira está agravando o cenário

Fala de Trump a Lula aconteceu na última segunda-feira (6)
Fala de Trump a Lula aconteceu na última segunda-feira (6) -

Publicado por Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O café mais caro na mesa dos americanos teve destaque na videoconferência realizada na última segunda-feira (6), entre o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - a informação é da BBC News Brasil.

A conversa foi um novo marco na aproximação entre os líderes, iniciada em setembro, quando ambos tiveram um breve contato nos bastidores da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Os dois países ainda negociam um encontro presencial.

Segundo as informações, Trump admitiu, na videoconferência, que os EUA estão "sentindo falta" de alguns produtos brasileiros afetados pela tarifa de 50% imposta por seu governo sobre boa parte das exportações do Brasil, e citou especificamente o café.

O produto acumula forte inflação nos EUA e a tarifa imposta sobre a produção brasileira está agravando o cenário, já que o Brasil é o maior fornecedor do mercado americano.

Segundo o escritório americano de estatísticas, o preço do café cobrado de consumidores nos EUA registrou a maior alta mensal em quatorze anos ao subir 3,6% em agosto, primeiro mês da vigência da tarifa contra o Brasil. A taxa é nove vezes maior do que a média da inflação registrada naquele mês (0,4%).

A sede por café entre os americanos é enorme. O país é o maior importador e consumidor global da bebida, e também o maior destino das exportações brasileiras do produto. Dois terços dos adultos americanos bebem café todos os dias, segundo dados da Associação Nacional de Café dos EUA. Cada americano que bebe café consome em média três xícaras por dia.

E essa sede vem crescendo. O consumo de café entre americanos cresceu 7% desde 2020. E o consumo de café gourmet cresceu 18%. Por isso, praticamente todo o café bebido nos EUA precisa ser importado. E o Brasil é fundamental nesse mercado, pois o país fornece cerca de um terço de todo o café consumido pelos americanos.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right