Idoso sobrevive após ser atingido por estaca e perfurar pescoço
Homem realizou uma cirurgia de duas horas; antes do procedimento, os médicos serraram a estaca que estava cravada em seu pescoço
Publicado: 02/10/2025, 14:44

Um idoso, de 61 anos, morador de Xambrê, no Noroeste do Paraná, está prestes a receber alta após quase um mês internado devido a um grave acidente. O homem caiu em uma cerca em 2 de setembro e acabou com uma estaca de madeira cravada no pescoço, mas conseguiu andar cerca de 500 metros para solicitar ajuda - as informações são da TNOnline, parceira do Portal aRede.
Segundo relatos, o idoso estava em um pé de manga em sua propriedade quando tropeçou e ficou com a estaca atravessada. Ele conseguiu caminhar até a casa de um vizinho, que acionou a ajuda. O idoso foi colocado na carroceria de uma picape e levado ao Pronto Atendimento de Xambrê, onde a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Umuarama assumiu o caso, entubou a vítima e a encaminhou ao Hospital Nossa Senhora Aparecida.
No hospital, o idoso passou por exames de imagem e precisou ser submetido a uma cirurgia de aproximadamente duas horas. Antes do procedimento, os médicos serraram a estaca que estava cravada em seu pescoço.
Durante a internação, o paciente passou duas vezes pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido a complicações, incluindo febre, mas permaneceu lúcido e estável. Ele segue sem necessidade de ventilação mecânica e deve passar por uma traqueostomia antes da alta, procedimento que cria uma abertura na traqueia para facilitar a respiração.
O homem agora aguarda avaliação de fonoaudióloga para liberação hospitalar, marcando o fim de um período delicado de recuperação após o acidente.