Novo mapa-múndi invertido coloca Brasil no centro; entenda
Versão já está disponível e apresenta o 'Sul Global' na parte superior do mapa
Publicado: 08/05/2025, 19:38

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou recentemente uma edição inovadora do mapa-múndi, que coloca o Brasil no centro e apresenta o 'Sul Global' na parte superior. Essa nova versão do mapa, que já está disponível em português e inglês para aquisição no site do instituto, visa estimular a discussão sobre a representação geográfica e seu impacto na percepção global.
O anúncio do novo mapa foi feito pelo presidente do IBGE, Márcio Pochmann, em sua conta no 'X'. Pochmann destacou que o lançamento ocorre em um ano significativo para o Brasil, que assume uma posição de destaque em fóruns internacionais, preside o BRICS e o Mercosul, e será o anfitrião da 'COP 30', agendada para novembro em Belém. “Com esse novo mapa, reforçamos a importância da nossa nação e do Sul Global nas discussões mundiais”, afirmou Pochmann.
O novo mapa também destaca os países que formam o BRICS e o Mercosul, além das nações de língua portuguesa e as que compõem o bioma amazônico. Grande parte do mapa ainda destaca cidades importantes como Rio de Janeiro, capital dos BRICS, Belém, que sediará a 'COP 30', e o Ceará, que será o local do Triplo Fórum.
REPRESENTAÇÃO ALTERNATIVA - A escolha de representar o mapa de forma 'invertida' desafia a noção convencional de direção geográfica. Segundo o IBGE, embora a maioria do mundo esteja acostumada a ver a América do Norte no topo, essa representação não é a única possibilidade. Uma nota técnica divulgada pelo instituto menciona que “não existe uma razão técnica para colocar os pontos cardeais nas direções convencionais; logo, a representação tradicional é tão correta quanto a representação invertida”.
Com informações: Diário do Povo.