MEC decreta fim de cursos de Engenharia e Saúde 100% EAD no Brasil
A decisão foi confirmada na última sexta-feira (25), durante reunião no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea)
Publicado: 29/04/2025, 15:05

O Ministério da Educação (MEC) anunciou oficialmente que cursos de graduação 100% a distância nas áreas de Engenharia e Saúde serão proibidos. A medida, considerada histórica pelo setor, foi confirmada em 25 de abril de 2025 durante reunião no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), e o decreto deve ser publicado até 9 de maio.
A decisão abrange cursos como Engenharia, Fisioterapia, Farmácia, Fonoaudiologia, Biomedicina, Nutrição, Educação Física e Enfermagem, por exigirem carga prática e presencial significativa. A medida segue a mesma diretriz já aplicada ao curso de Medicina.
Além disso, o MEC promoverá uma reestruturação do ensino a distância (EAD), com novas exigências para os polos presenciais. Dos cerca de 50 mil existentes atualmente, metade poderá ser fechada por não atender aos novos padrões. As instituições privadas terão um período de transição, mas poderão ser descredenciadas caso não se adequem. O objetivo é elevar a qualidade da educação superior e proteger o mercado profissional.
Com informações do CPG