Nove dias de luto: conclave não deve começar antes de 5 de maio
Corpo do papa Francisco foi sepultado na basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, com a presença de mais de 400 mil pessoas
Publicado: 27/04/2025, 08:34

A Igreja Católica inicia neste sábado (26/4) um período de nove dias de luto depois do sepultamento do papa Francisco, na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. Com isso, a escolha de um novo pontífice só deve começar após 5 de maio.
O conclave é o processo que determina a escolha do novo líder da Igreja Católica. Na ocasião, os cardeais eleitores do Colégio de Cardeais se reúnem na Capela Sistina para escolha do papa. Para deliberação do novo pontífice, é necessário que o candidato conquiste dois terços dos votos.
Antes de renunciar ao papado, o papa Bento XVI promulgou um decreto que autoriza a antecipação ou o adiamento do conclave. A principal mudança autoriza que o processo de escolha comece antes dos 15 dias tradicionalmente aguardados após a saída do pontífice.
Anteriormente, o conclave acontecia entre 15 e 20 dias após a declaração da “sede vacante” — o período entre a morte ou renúncia do papa e a eleição do sucessor.
O Colégio dos Cardeais, atualmente, é formado por 252 religiosos. No entanto, para poder votar na escolha do papa, o cardeal precisa ter menos de 80 anos. Com isso, 135 deverão participar da escolha do sucessor do papa Francisco.
CARDEAIS BRASILEIROS APTOS - João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília;
- Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo;
- Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus;
- Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro;
- Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador;
- Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB);
-Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília.
Com informações: Metrópoles.