Nove dias de luto: conclave não deve começar antes de 5 de maio | aRede
PUBLICIDADE

Nove dias de luto: conclave não deve começar antes de 5 de maio

Corpo do papa Francisco foi sepultado na basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, com a presença de mais de 400 mil pessoas

Conclave deve iniciar apenas após o dia 5
Conclave deve iniciar apenas após o dia 5 -

Lucas Ribeiro

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Igreja Católica inicia neste sábado (26/4) um período de nove dias de luto depois do sepultamento do papa Francisco, na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. Com isso, a escolha de um novo pontífice só deve começar após 5 de maio.

O conclave é o processo que determina a escolha do novo líder da Igreja Católica. Na ocasião, os cardeais eleitores do Colégio de Cardeais se reúnem na Capela Sistina para escolha do papa. Para deliberação do novo pontífice, é necessário que o candidato conquiste dois terços dos votos.

Antes de renunciar ao papado, o papa Bento XVI promulgou um decreto que autoriza a antecipação ou o adiamento do conclave. A principal mudança autoriza que o processo de escolha comece antes dos 15 dias tradicionalmente aguardados após a saída do pontífice.

Anteriormente, o conclave acontecia entre 15 e 20 dias após a declaração da “sede vacante” — o período entre a morte ou renúncia do papa e a eleição do sucessor.

O Colégio dos Cardeais, atualmente, é formado por 252 religiosos. No entanto, para poder votar na escolha do papa, o cardeal precisa ter menos de 80 anos. Com isso, 135 deverão participar da escolha do sucessor do papa Francisco.

CARDEAIS BRASILEIROS APTOS - João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília;

- Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo;

- Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus;

- Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro;

- Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador;

- Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB);

-Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília.

Com informações: Metrópoles.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right