'Portão dos Deuses' em montanha peruana pode revelar antiga civilização; entenda | aRede
PUBLICIDADE

'Portão dos Deuses' em montanha peruana pode revelar antiga civilização; entenda

Misteriosa estrutura esculpida em rocha tem intrigado arqueólogos desde que foi descoberta por guia turístico, em 1996

A escultura foi talhada diretamente em um paredão de arenito vermelho, um tipo de rocha relativamente macia
A escultura foi talhada diretamente em um paredão de arenito vermelho, um tipo de rocha relativamente macia -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Aramu Muru é uma impressionante estrutura esculpida com precisão milimétrica em uma face rochosa no sul do Peru, perto do Lago Titicaca. Com 7 metros de altura e 6,7 metros de largura, essa “porta para lugar nenhum” tem intrigado arqueólogos desde que foi descoberta em 1996 pelo guia turístico Jose Luis Delgado Mamani — que afirmou ter sido guiado até o local por sonhos e histórias contadas por sua família.

No centro da estrutura, há um nicho em forma de T com cerca de 2 metros de altura e 1 metro de largura. Ele é flanqueado por ranhuras verticais que, segundo alguns estudiosos, podem ter tido funções simbólicas ou até tecnológicas, embora sua real utilidade permaneça um mistério.

O arqueólogo independente Dr. Mohammad Firoz Khan acredita que Aramu Muru tenha sido criada por civilizações pré-incas, embora algumas teorias mais ousadas sugiram a possibilidade de envolvimento extraterrestre.

De acordo com o Daily Mail, em uma publicação na plataforma X, Khan explicou que lendas locais descrevem a escultura como um "Portão dos Deuses", um portal onde heróis ancestrais encontravam seus deuses e, com isso, alcançavam a imortalidade.

Embora a origem exata da estrutura permaneça indefinida, muitos especialistas associam Aramu Muru à antiga cultura Tiwanaku, que floresceu entre 200 a.C. e 1000 d.C. No entanto, o estilo da escultura não corresponde perfeitamente ao das obras conhecidas desse povo, e a ausência de matéria orgânica no local impede a datação precisa.

A tradição oral do povo aimará, que habitou a região entre 1150 e 1477, já falava da "Porta do Diabo" séculos antes de sua redescoberta. Para eles, Aramu Muru era um local de poder espiritual, acessado por xamãs em rituais visionários — mas também visto com temor. Acreditava-se que entrar sem permissão poderia prender a alma ou despertar a fúria dos espíritos.

A escultura foi talhada diretamente em um paredão de arenito vermelho, um tipo de rocha relativamente macia, o que permite explicar tecnicamente sua confecção com ferramentas simples de pedra, osso e madeira — típicas das culturas antigas da região. Ainda assim, a precisão do corte levanta dúvidas e alimenta teorias mais esotéricas.

LENDA - Uma das lendas mais conhecidas ligadas ao local conta que um sacerdote inca chamado Aramu Muru fugiu dos conquistadores espanhóis levando consigo um disco de ouro sagrado, originalmente guardado no templo Koricancha, em Cusco. Ele teria usado esse artefato para ativar a porta e escapar para outra dimensão ou para o espiritual. A depressão central no nicho, segundo a lenda, seria o local exato onde o disco foi encaixado.

Aramu Muru foi tema do programa Ancient Aliens, do History Channel, no qual o ufólogo Giorgio Tsoukalos sugeriu que o tal disco solar poderia ser uma tecnologia com origem extraterrestre.

Outra hipótese é que Aramu Muru tenha sido a entrada selada de um templo subterrâneo ou de um complexo escondido sob a montanha. Lendas nativas reforçam essa visão ao contar histórias de antigos heróis que atravessaram a porta para encontrar seus deuses.

Com informações: Aventuras na História.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right