Frente fria derruba temperaturas e provoca temporais em diversas regiões do Brasil
Pelo menos 5 capitais podem registrar as menores temperaturas do ano neste fim de semana
Publicado: 05/04/2025, 10:02

A passagem de uma frente fria ocasionará fortes chuvas em várias partes do país neste final de semana, especialmente no Sudeste. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as instabilidades meteorológicas devem atingir o leste de São Paulo e do Rio de Janeiro, estendendo-se até o sul do Espírito Santo. Essas regiões podem ter chuvas acima de 100 mm/dia.
Desde a manhã da última sexta-feira (4), a região leste do estado de São Paulo e oeste do estado do Rio de Janeiro estão sob alerta vermelho do Inmet para grandes acumulados de chuva. Além de grandes volumes de precipitações, algumas cidades estão sob o aviso para possíveis grandes alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas.
A previsão aponta que, para o domingo (6), as chuvas devem diminuir em São Paulo e no Rio de Janeiro. Todavia, as fortes chuvas persistem em áreas do Espírito Santo e do extremo sul da Bahia, com precipitações intensas que podem ultrapassar 100 mm em 24 horas.
O Inmet pede atenção especial para as áreas da Baixada Santista, Litoral Norte de São Paulo, Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba Paulista e Fluminense, Costa Verde, Região Metropolitana do Rio Baixada Litorânea, Norte Fluminense e sul do Espírito Santo.
O Inmet alerta para a possibilidade de instabilidades na costa norte do país, que devem persistir durante este sábado (5). É esperado que na região as precipitações tenham volumes de até 100 mm, e ventos de até 100 km/h em áreas que vão do Amapá ao Rio Grande do Norte.
QUEDA DE TEMPERATURA - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta queda de até 5°C nas temperaturas em todos os estados do Sul, em São Paulo, no sul de Minas Gerais, em boa parte do Rio de Janeiro e também no Mato Grosso do Sul. O órgão emitiu alerta amarelo de “perigo potencial” para queda de temperatura nessas regiões.
As informações são do Metrópoles