PRF flagra carreta-tanque contaminada e sem pneus no Paraná
A carreta, que era puxada por um caminhão, estava descarregada, porém contaminada por resíduos da substância inflamável
Publicado: 28/02/2025, 15:18

Na manhã de sexta (28), a PRF flagrou uma carreta-tanque circulando em condições precárias na BR-158 em Pato Branco (PR). A carreta, que era puxada por um caminhão, estava descarregada, porém contaminada por resíduos da substância inflamável.
Em fiscalização, policiais rodoviários federais verificaram que dos quatro eixos da carreta, apenas um possuía pneus, sendo que os demais rodavam sem pneus. Para agravar a situação, os poucos pneus restantes estavam carecas e sem condições de uso, aumentando o risco de acidentes. Além disso, o sistema de freios ABS estava com funcionamento inadequado devido à falta de um cabo de conexão.
Embora estivesse descarregada, a carreta ainda oferecia perigo, já que os vapores residuais do etanol podem formar uma mistura explosiva ao entrar em contato com faíscas ou calor intenso — algo que se torna ainda mais provável diante do mau estado de conservação do veículo. Pneus carecas aumentam o risco de superaquecimento, estouro e até atrito excessivo entre partes metálicas, fatores que podem gerar faíscas e desencadear uma explosão em caso de colisão ou tombamento.
Diante das constatações, a PRF registrou as infrações de trafegar sem equipamento obrigatório, em mau estado de conservação, com equipamento obrigatório em desacordo e transportar produto perigoso em veículo com características operacionais em desacordo.
A carreta foi recolhida ao pátio.
Com informações da PRF