Pai e filho que se afogaram em Pontal do Paraná morrem no hospital
Vítimas moravam em São José dos Pinhais e tinham 44 e 14 anos; afogamento aconteceu no sábado (22)
Publicado: 26/02/2025, 17:00

ai e filho, socorridos em estado gravíssimo após se afogarem no último sábado (22) em Pontal do Paraná, no litoral do Estado, tiveram a morte cerebral declarada nesta quarta-feira (26).
De acordo com a família e amigos, Marciano Moreira da Silva, de 44 anos, e Alafer Djose de Quadros, de 14, tiveram morte cerebral confirmada no Hospital Regional do Litoral (HRL), em Paranaguá. Eles moravam em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Uma vaquinha foi criada para ajudar no sepultamento dos corpos.
“Eu ajudei a resgatar eles. Os corpos ainda estão em Paranaguá porque tem uma burocracia. A médica de Curitiba foi hoje no horário do almoço e declarou a morte cerebral”, disse Vanderley Pedron Cardoso, amigo de Marciano há mais de dez anos.
Segundo Vanderley, os corpos de pai e filho seguem no hospital e deverão ser encaminhados para o IML (Instituto Médico Legal) nas próximas horas.
“Nós conseguimos juntar R$ 5 mil até agora, mas isso não dá nem para o caixão ainda. Nosso time de futebol organizou a vaquinha”, acrescentou o homem.
O afogamento
Pai e filho se afogaram por volta das 14h30 em uma área não protegida por guarda-vidas, nas proximidades do entreposto Guapê/Atami, em Pontal do Paraná. Quando equipes do Corpo de Bombeiros chegaram ao local, os dois já haviam sido retirados do mar por banhistas.
Enquanto os bombeiros realizavam manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) nas vítimas, uma aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) pousou no local.
“A vítima de 14 anos apresentou retorno ao ritmo cardíaco às 15h05min, após intervenção da equipe médica do Falcão 08”, informou o Corpo de Bombeiros.
Já o pai dele, que foi atendido por uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), teve o restabelecimento do ritmo cardíaco às 15h16.
Como ajudar?
Segundo Vanderley Pedron Cardoso, qualquer quantia em dinheiro contribui. Doações via Pix podem ser realizadas utilizando a seguinte chave: 724.949.139-34 (CPF).
Com informações do Portal Banda B