Empresa de Trump processa Alexandre de Moraes após denúncia contra Bolsonaro
As empresas estão acusando Moraes de censurar discursos políticos nos EUA ao infringir a Primeira Emenda da Constituição americana
Publicado: 19/02/2025, 10:42

O jornal americano The New York Times noticiou nesta quarta-feira (19) que a empresa de mídia do presidente americano, Donald Trump, está processando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, por censurar de forma ilegal vozes de direita nas redes sociais.
Segundo o jornal, o grupo empresarial Trump Media & Technology Group, do qual Trump é dono majoritário, processou Moraes em um tribunal federal em Tampa, cidade americana no Estado da Flórida, na manhã desta quarta-feira.
A Trump Media & Technology Group administra a Truth Social, a rede social de Trump. O jornal diz ainda que a Rumble, uma plataforma de vídeo baseada na Flórida, também se juntou ao grupo de Trump no processo. Ambas as plataformas dizem pregar a liberdade de expressão.
As empresas estão acusando Moraes de censurar discursos políticos nos EUA ao infringir a Primeira Emenda da Constituição americana (que trata da liberdade de expressão) por ter ordenado a Rumble a retirar contas de alguns comentaristas de direita do Brasil.
"A medida incomum ficou ainda mais extraordinária dado o momento escolhido: apenas horas antes, o juiz brasileiro havia recebido uma denúncia que pode obrigá-lo a emitir uma ordem de prisão contra Jair Bolsonaro, o ex-presidente brasileiro e aliado de Trump", afirma o jornal em uma reportagem, em referência às denúncias apresentadas contra Bolsonaro.
Com informações da BBC