Câmera flagra momento em que aeronave cai em Gramado
Aeronave transportava pelo menos 10 pessoas, segundo a Defesa Civil Nacional; de acordo com o governador do Rio Grande do Sul, informações iniciais dão conta de que os ocupantes não sobreviveram
Publicado: 22/12/2024, 11:29
A câmera de segurança de um estabelecimento comercial registrou o momento em que um avião de pequeno porte caiu em Gramado, no Rio Grande do Sul, na manhã deste domingo (22). O dispositivo de monitoramento está instalado a cerca de 140 metros do local da queda.
Pelo menos 10 pessoas estavam a bordo da aeronave, segundo a Defesa Civil Nacional. Em publicação feita nas redes sociais, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disse que "informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram".
Estou acompanhando junto às forças de segurança do Estado o triste episódio de queda de uma aeronave em Gramado. Estamos com todo o efetivo do município e de Canela mobilizado para atender a ocorrência. Também estou me deslocando para acompanhar a operação no local.
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) December 22, 2024
No momento,…
Em nota enviada à imprensa, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em Canoas (RS), foram acionados para realizar a Ação Inicial de uma ocorrência em Gramado, envolvendo uma aeronave de matrícula PR-NDN. "Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação", indica a nota.
AVIÃO - O Jornalismo do Portal aRede apurou, a partir de informações do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), que a aeronave envolvida no acidente é um Piper PA-42-1000, fabricado em 1990. O avião é de propriedade de Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi, tem nove assentos e não possui autorização para operação como táxi aéreo.