Duas barragens estão com 'risco iminente de ruptura' no RS | aRede
PUBLICIDADE

Duas barragens estão com 'risco iminente de ruptura' no RS

Chuvas intensificam risco de rompimento de barragens em Pelotas e população vive em alerta

Defesa Civil monitora barragens em Pelotas após alerta de risco iminente de rompimento
Defesa Civil monitora barragens em Pelotas após alerta de risco iminente de rompimento -

Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Duas barragens no bairro Passo do Salso, em Pelotas (RS), apresentam risco iminente de ruptura, segundo alerta da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do Rio Grande do Sul. A Defesa Civil já atua no local, orientando a evacuação de moradores em áreas de risco e implementando medidas de contingência para desviar o fluxo de água para regiões desabitadas.

O governo gaúcho afirma que as estruturas apresentam “anomalias” e que a situação é de emergência. A Sema está em contato com a empresa responsável pelas barragens para garantir o cumprimento da legislação de segurança. A CNN Brasil não conseguiu contato com a empresa até o momento da publicação.

NOTA - Em nota, a prefeitura de Pelotas afirma que concluiu intervenções emergenciais, abrindo um vertedouro para escoar o excesso de água. A prefeita Paula Mascarenhas declarou que a situação está sob controle e tranquilizou a população. Antes das intervenções, a prefeitura havia recomendado a evacuação preventiva das residências próximas devido ao risco de rompimento das estruturas, que possuem 36 mil metros quadrados.

ALERTA - O risco de ruptura das barragens é agravado pelo alerta vermelho emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o Rio Grande do Sul. Chuvas intensas, que já causaram estragos em 26 municípios do estado, segundo a Defesa Civil Nacional, devem continuar até a manhã desta quinta-feira (26). A Defesa Civil estadual emitiu alerta de risco severo de inundação, com previsão de chuvas superiores a 60 milímetros por hora em algumas regiões, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre, e ventos de até 90 km/h.

Com informações de CNN Brasil.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE