Frente Fria levará chuva a áreas com calor extremo
Frente fria trará alívio temporário do calor, fogo, fumaça e má qualidade do ar em parte do Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil
Publicado: 14/09/2024, 09:50
Frente fria associada a um centro de baixa pressão vai levar chuva a diversas áreas hoje afetadas por secura extrema, calor muito intenso, incêndios e baixa qualidade do ar por abundante presença de fumaça na atmosfera. É a previsão da MetSul Meteorologia para este fim de semana e o começo da semana que vem.
O Brasil experimenta neste momento uma grave crise ambiental com tempo muito seco e quente que favorece um elevado número de queimadas e incêndios, muito acima dos padrões normais desta época do ano.
A situação é mais crítica em estados do Norte, do Centro-Oeste e do Sudeste, onde a escassez de chuva é mais duradoura.
O calor agrava a situação das queimadas. Máximas ao redor de acima de 40ºC têm sido observadas em vários estados, inclusive no Paraná (Região Sul), e são mais altas no Sudeste e no Centro-Oeste. Dos primeiros doze dias de setembro, Cuiabá (MT) anotou máximas diárias acima de 40ºC em nove dias com algumas tardes superando os 42ºC.
Com muito fogo e fumaça, a qualidade do ar se deteriora gravemente com índices que são ruins a muito ruins e mesmo insalubres em diferentes pontos.
Somente o tempo seco por longo período já comprometeria a qualidade do ar, mas a fumaça agrava ainda mais a qualidade do ar respirado por dezenas de milhões de brasileiros.
A frente fria que avança para o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil a partir da Região Sul não vai acabar com a crise ambiental brasileira, mas deve proporcionar alívio ao menos temporário das altas temperaturas, da umidade baixíssima e da má qualidade do ar para dezenas de milhões de brasileiros.
Antecipa-se que a chuva não vai alcançar todas as áreas afetadas por fogo, fumaça, calor e má qualidade do ar.
Grandes áreas do Centro-Oeste e do estado de Minas Gerais vão permanecer ainda com tempo seco e quente.
Veja o avanço da chuva com a frente fria
Uma massa de ar frio ingressa no Rio Grande do Sul neste sábado e desloca uma frente fria por Santa Catarina e o Paraná com chuva na maior parte dos dois estados. A chuva em alguns pontos pode ser moderada a forte com risco de temporais localizados. Também neste sábado, a chuva deve alcançar locais do Sul de São Paulo, vários pontos do Sul e do Oeste do Mato Grosso do Sul e de forma muito irregular e isolada setores do extremo Sudoeste do Mato Grosso próximos do Pantanal.