Arábia Saudita recebe primeira Olimpíada de jogos eletrônicos
O COI planeja realizar uma edição do evento por ano, com a primeira edição prevista para o próximo ano
Publicado: 12/07/2024, 14:24
O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta sexta-feira (12) um acordo histórico com a Arábia Saudita para a realização da primeira Olimpíada de esports. A parceria, que terá duração de 12 anos, tem como objetivo atrair e reter jovens fãs e público para o mundo dos esportes eletrônicos.
A Arábia Saudita tem se destacado como anfitriã de grandes eventos esportivos nos últimos anos, incluindo a Copa do Mundo de Esports, que está sendo realizada em Riade, a capital do país. Com a realização da Olimpíada de esports, a nação árabe reforça seu compromisso em se tornar um centro global para esportes eletrônicos profissionais.
O COI planeja realizar uma edição do evento por ano, com a primeira edição prevista para o próximo ano. A proposta será assinada pelo Conselho do COI nos dias 23 e 24 de julho, em Paris, antes do início dos Jogos Olímpicos. Essa aprovação é uma formalidade para projetos propostos pela liderança do Comitê Olímpico.
Segundo Thomas Bach, presidente do COI, a parceria com a Arábia Saudita é uma oportunidade única para explorar o conhecimento e o envolvimento da nação árabe no campo dos esportes eletrônicos. A decisão de incluir os esports nas Olimpíadas faz parte dos esforços do COI em se adaptar às mudanças no cenário esportivo e alcançar um público mais jovem.
A Arábia Saudita tem investido no desenvolvimento de infraestrutura esportiva e de entretenimento como parte de seu programa Visão 2030, liderado pelo príncipe Mohammed bin Salman. Além da Olimpíada de esports, o país sediará a Copa do Mundo de futebol masculino de 2034 e os Jogos Asiáticos de Inverno de 2029.
Com informações de CNN Brasil.