Trajetória de veteranos da segurança pública do PR é exaltada na Alep
Sessão solene, proposta pelo deputado Samuel Dantas (Solidariedade), lotou o plenário com representantes das Polícias Militar, Civil, Penal, Científica e Corpo de Bombeiros do Estado
Publicado: 28/06/2024, 12:16
Uma noite de valorização aos veteranos da segurança pública pelos serviços prestados e pela contribuição na proteção dos paranaenses. Cerca de 250 representantes das Polícias Militar, Civil, Penal, Científica e Corpo de Bombeiros do Estado, que dedicaram suas vidas e carreiras à defesa da população foram homenageados na Assembleia Legislativa do Paraná.
Membro da comissão de Segurança Pública, o deputado Samuel Dantas (Solidariedade) foi o idealizador da sessão solene, que lotou o plenário do Poder Legislativo, na noite da última quinta-feira (27), com a entrega de menções honrosas emolduradas para celebrar a “gratidão, o respeito e reconhecimento” aos homenageados.
“Eles desempenham um trabalho árduo e muitas vezes invisível. Com comprometimento e dedicação, inspirando outros a seguir seus passos e servir à comunidade e proteger a vida dos paranaenses”, afirmou o parlamentar. É dele o projeto de lei 198/2024, que cria o Dia Estadual dos Policiais Veteranos das Forças de Segurança Pública do Paraná, a ser celebrado anualmente em 24 de maio.
O deputado aproveitou o evento para anunciar um auxílio importante às forças de segurança. “Recebemos a notícia do envio pelo governo do Estado de R$ 3 milhões para que pudéssemos destinar de forma livre a critério do parlamentar. E nada mais justo do que eu atender às polícias do Paraná. Desta forma, esse valor será disponibilizado para a compra de fuzis e armas calibre 12, especialmente para serem entregues às cidades mais afastadas do interior”, adiantou.
Ele lembrou que, ao ser eleito, assumiu a mesma missão de quando foi policial militar: lutar pela população paranaense e pelas forças de segurança. “Me orgulha muito ver veteranos, de várias idades, se deslocando pelo estado para estarem aqui esta noite”, afirmou Dantas.
Entre eles, o nonagenário, José Sabadin, com 30 anos de história na Polícia Militar do Paraná. “Satisfação de estar aqui com a minha idade, aos 90 anos. Deus me guardou e nunca aconteceu nada ruim, nem precisar usar uma arma. Fui um abençoado”, contou o homenageado, aplaudido de pé na Casa de Leis.
Diretor de Gestão de Políticas Públicas da Secretaria da Segurança Pública (SESP), Coronel Saulo de Tarso Sanson Silva, elogiou a iniciativa. “Um importante reconhecimento aos nossos policiais valorosos, que dedicaram uma vida toda à carreira. Um trabalho de 24 horas por dia, sete dias por semana, não tem feriado, Páscoa, Natal, Réveillon. São policiais que estão em propósito de vida, que cumprem uma missão, dão até a sua própria vida para defender a sociedade. Temos de elogiar esses bravos guerreiros”, afirmou Sanson, representando o secretário da Segurança, Coronel Hudson Leôncio Teixeira.
“O reconhecimento deve acontecer em vida e dignifica. Que esta iniciativa reverbere à toda a sociedade”, disse o comandante da Academia Policial Militar do Guatupê, Coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, que representou o Comandante-Geral da PMPR, Coronel Jefferson Silva,
“Uma proposição maravilhosa de homenagear quem lutou e ainda luta pela segurança do Paraná. E não só os profissionais, mas também as famílias, pois não é uma rotina fácil”, discursou a delegada-chefe da Divisão Policial Especializada da Polícia Civil, Luciana de Novaes. Ela enalteceu o trabalho das mulheres na segurança pública.
Como o da veterana agente de segurança da Polícia Civil, Maria de Fátima Andrade Maeda, surpresa e emocionada com o reconhecimento. “Fui muito realizada na carreira, passando por vária unidades especializadas da polícia. Para os mais jovens, digo que devem ser fiéis àquilo que eles escolheram, permanecer e perseverar no caminho da Justiça, da verdade, da dignidade. Nossa missão é ajudar a comunidade, auxiliar e proteger toda a vida”, disse.
Da assessoria