Terceiro caso de gripe aviária em humanos é registrado nos EUA
O homem testou positivo para gripe aviária após exposição a vacas infectadas e foi o primeiro sofrer problemas respiratórios
Publicado: 31/05/2024, 15:17
Autoridades dos Estados Unidos confirmaram o terceiro caso humano de gripe aviária ligado ao atual surto do vírus em gado leiteiro no país, nessa quinta-feira (30). Os dois outros casos também são trabalhadores que lidavam com vacas leiteiras infectadas.
Este é o segundo caso relatado no estado de Michigan, que começará em breve a testar trabalhadores de fazendas leiteiras em busca de sinais de infecção anterior com gripe aviária, de acordo uma autoridade de saúde do condado.
Em comunicado, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA afirma que todos os três casos foram transmitidos de vacas para humanos, e não de humano para humano, o que seria mais preocupante.
O CDC informa que o trabalhador relatou sintomas no trato respiratório superior, incluindo tosse sem febre e desconforto ocular com secreção aquosa. Ele recebeu tratamento antiviral, está isolado em casa e os sinais da doença estão desaparecendo. Os familiares do paciente não desenvolveram sintomas e estão sendo monitorados.
O homem não usava equipamento de proteção individual, recomendado pelas autoridades de saúde para aqueles que têm contato próximo com rebanhos leiteiros.
GRIPE AVIÁRIA - Nos últimos anos, um vírus da gripe aviária altamente patogênico chamado HPAI H5N1 espalhou-se e infectou mais de 50 espécies animais, incluindo, desde março, o gado leiteiro nos Estados Unidos.
Ao contrário da Europa, os agricultores americanos podem alimentar o gado com resíduos de galinha triturados, o que alguns cientistas dizem que pode ser um fator de risco para a gripe aviária. A indústria dos alimentos para animais contesta a afirmação e as autoridades dos EUA acreditam que as aves selvagens são responsáveis pela infecção das vacas.
Com informações: Metrópoles.