Balão com pedido de criança argentina cai em lavoura no RS | aRede
PUBLICIDADE

Balão com pedido de criança argentina cai em lavoura no RS

O caso aconteceu em Ibirapuitã, município a cerca de 340 quilômetros da fronteira. Há 37 anos, outro balão assinado em espanhol por uma criança já havia caído na cidade

Bilhete foi encontrado em Ibirapuitã, no Norte do RS
Bilhete foi encontrado em Ibirapuitã, no Norte do RS -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Um balão pode cair duas vezes no mesmo lugar – ao menos, é o que comprova o município de Ibirapuitã, localizado a cerca de 250 quilômetros de Porto Alegre. Isso porque um balão carregando um bilhete em espanhol e solto por uma criança argentina acabou percorrendo mais de 1,2 mil quilômetros ao longo de mais de uma semana e caiu em uma propriedade rural do município. Em 1986, outro balão com mensagem escrita em espanhol já havia despencado em uma lavoura de Ibirapuitã. 

No balão de 2023, encontrado pelo agricultor Vilson Becker Gehring no momento em que estava indo trabalhar, estava preso um barbante que carregava um bilhete em espanhol, acompanhado por um endereço e um telefone de contato.

"No momento em que eu vi aquilo, achei estranho. Eu não sei ler em espanhol e tentei trazer (o bilhete) para a família para ver o que a gente conseguia decifrar do que estava escrito ali", comenta Vilson.

Em contato com o número que estava no bilhete, a família de Vilson descobriu que o balão foi solto em San José de la Esquina, município com cerca de 7 mil habitantes da província de Santa Fe, em 20 de agosto – data em que é comemorado o Dia das Crianças no país vizinho.

A autora do bilhete é Valentina, uma menina de 4 anos, que no papel havia escrito os seus pedidos de presente: "caixa de brinquedos e maquiagem". A família de Vilson já entrou em contato com a família de Valentina e garante que vai entregar os presentes pedidos pela menina, que gravou um vídeo sobre a chegada do balão.

"A gente não esperava, mas fico grato por ter encontrado o balão e participar desse momento tão feliz para essa criança", disse o agricultor.

Outro caso

A curiosidade é que em 1986, em uma propriedade vizinha à de Vilson, um caso parecido já havia acontecido. Na ocasião, o agricultor Eder Calegari também encontrou um balão que carregava um bilhete em espanhol, provavelmente escrito por uma criança (ver foto abaixo). Contudo, diz Eder, naquela época não foi possível contatar o autor do bilhete, que é guardado pelo produtor como recordação.

De acordo com meteorologistas, para que o caso tenha acontecido, o balão deve ter alcançado de 4 a 5 mil metros de altitude e pegado uma corrente de ar favorável o bastante para permitir que tenha percorrido a distância.

Com informações do G1 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE