PIB do Brasil volta a surpreender e avança 0,9% no 2º trimestre
Depois de alta de 1,9% entre janeiro e março, PIB supera expectativas do mercado no segundo trimestre. Na base anual, alta foi de 3,4%
Publicado: 01/09/2023, 10:38
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil voltou a surpreender positivamente e fechou o segundo trimestre de 2023 registrando um crescimento de 0,9%, na comparação com o trimestre anterior.
Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira (1º/9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em relação ao mesmo período do ano passado, o PIB do país subiu 3,4%. No acumulado dos quatro trimestres terminados em junho, a alta foi de 3,2%. No semestre, o crescimento acumulado foi de 3,7%.Em valores correntes, o PIB no segundo trimestre somou R$ 2,651 trilhões.
O resultado do período entre abril e junho de 2023 superou as projeções dos analistas. Depois de uma alta de 1,9% no primeiro trimestre, o consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções do mercado, estimava uma expansão bem mais tímida, de apenas 0,3%na base trimestral.
Já na comparação anual, o mercado projetava um crescimento de 2,7%.
Segundo a última edição do Relatório Focus, divulgada no início da semana pelo Banco Central (BC), o mercado projeta que a economia brasileira termine 2023 avançando 2,31%, acima da projeção da semana anterior (2,29%).
Serviços e indústria puxam alta
No segundo trimestre de 2023, a alta foi puxada pelo bom desempenho da indústria, que avançou 0,9%, e do setor de serviços, que cresceu 0,6%.
Depois de alavancar o crescimento da economia do país no início do ano, quando cresceu mais de 21%, a agropecuária recuou 0,9%, em resultado já esperado pelo mercado.
“O que puxou esse resultado dentro do setor de serviços foram os serviços financeiros, especialmente os seguros, como os de vida, de automóveis, de patrimônio e de risco financeiro. Também se destacaram dentro dos outros serviços aqueles voltados às empresas, como os jurídicos e os de contabilidade, por exemplo”, explica a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.
Em relação à queda da agropecuária, o resultado já era esperado, dada a base de comparação muito elevada, com a disparada do trimestre anterior.
“Se olhamos o indicador interanual, vemos que a agropecuária é a atividade que mais cresce. O resultado é menor porque é comparado ao trimestre anterior, que teve um aumento expressivo. Isso aconteceu porque 60% da produção da soja é concentrada no primeiro trimestre”, diz Rebeca.
Veja o desempenho de cada setor:
Indústria: 0,9%
Serviços: 0,6%
Agropecuária: -0,9%
O PIB
O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país. Todos os países calculam o seu PIB nas suas respectivas moedas.
Os bens e serviços finais que compõem o PIB são medidos no preço em que chegam ao consumidor. Assim, levam em consideração também os impostos sobre os produtos comercializados.
Informações: Metrópoles