Lua azul: agosto terá fenômeno raro, após duas superluas | aRede
PUBLICIDADE

Lua azul: agosto terá fenômeno raro, após duas superluas

A última vez que duas superluas completas apareceram no céu, no mesmo mês, foi em 2018. A próxima será apenas em 2037

Primeiro dos episódios ocorre na noite da próxima terça-feira (1º/8)
Primeiro dos episódios ocorre na noite da próxima terça-feira (1º/8) -

Metrópoles

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O mês de agosto será recheado de eventos no cosmos, incluindo uma rara lua azul e duas superluas. A primeira delas será na noite da próxima terça-feira (1º/8), quando a lua ficará mais brilhante e maior que o normal. Na ocasião, ela está mais próxima da terra, a 357.530 quilômetros de distância, por isso, chamada de superlua.

No dia 30 de agosto, ela está ainda mais próxima. Serão 357.344 quilômetros de distância e será a segunda superlua do mês e, por isso, leva o nome de lua azul.

“As noites quentes de verão (no hemisfério norte) são o momento ideal para observar o nascer da lua cheia no céu oriental minutos após o pôr do sol. E acontece duas vezes em agosto”, disse o astrofísico aposentado da NASA Fred Espenak, apelidado de Sr. Eclipse por sua experiência em perseguir eclipses.

Superluas

A última vez que duas superluas completas apareceram no céu no mesmo mês foi em 2018. Isso não acontecerá novamente até 2037, de acordo com o astrônomo italiano Gianluca Masi, fundador do Virtual Telescope Project.

Veja mais detalhes no Portal Metrópoles

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE