20 anos depois, Inter e Milan reeditam semifinal da Liga dos Campeões | aRede
PUBLICIDADE

20 anos depois, Inter e Milan reeditam semifinal da Liga dos Campeões

Grandes rivais da cidade de Milão, na Itália, Internazionale e Milan repetirão o confronto que aconteceu exatamente 20 anos atrás

Milan irá encarar o Inter, em um duelo italiano
Milan irá encarar o Inter, em um duelo italiano -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Maior competição de futebol entre clubes no mundo todo, a UEFA Champions League chega às fases decisivas e terá pela nona vez neste século uma das semifinais disputada entre times do mesmo país. Grandes rivais da cidade de Milão, na Itália, Internazionale e Milan repetirão o confronto que aconteceu exatamente 20 anos atrás, na temporada 2002/03, quando os rossoneri avançaram à decisão contra a Juventus e ficaram com o título europeu.

De lá para cá, o Milan conquistou mais uma vez a Champions, em 2006/07, enquanto a Inter levantou o troféu em 2009/10. Antes uma das grandes forças do continente, a dupla milanesa desta vez corre por fora na briga pelo título. Enquanto Manchester City e Real Madrid lideram as apostas de futebol, os italianos seguem como os azarões para conquistar novamente o torneio.

Mas o que mudou nos dois times desde então? Quem eram os craques presentes naqueles dois jogos, como foi a participação das equipes no torneio nas edições posteriores e como elas chegam para esse tira-teima duas décadas depois?

Como eram os elencos há 20 anos

Diferentemente de hoje, o futebol italiano ainda vivia no início dos anos 2000 o seu grande momento, tendo talvez a liga mais prestigiada de todo o planeta, com os principais jogadores do mundo atuando pelas equipes do país. Não à toa, aquele confronto contou com seis dos 23 atletas que fizeram parte do elenco tetracampeão mundial pela Itália em 2006: Fabio Cannavaro e Marco Materazzi pela Inter; e Alessandro Nesta, Andrea Pirlo, Gennaro Gattuso e Filippo Inzaghi no Milan.

Além disso, a equipe rubro-negra tinha quatro brasileiros que fizeram história no futebol europeu, sendo que três deles haviam conquistado o penta com a Seleção um ano antes. Único titular naquelas duas partidas, o goleiro Dida foi um dos grandes nomes daquela campanha. No banco de reservas, o zagueiro Roque Júnior, o lateral Serginho e o meia-atacante Rivaldo faziam parte do grupo.

Outros nomes de destaque que foram à campo no dérbi de 20 anos atrás eram Paolo Maldini, Alessandro Costacurta, Clarence Seedorf, Rui Costa, Andriy Shevchenko e Fernando Redondo, além do técnico Carlo Ancelotti pelo lado vermelho e preto. Enquanto isso, os rivais, dirigidos pelo treinador Héctor Cuper, ainda tinham atletas do gabarito de Carlos Gamarra, Ivan Córdoba, Javier Zanetti, Hernán Crespo e Álvaro Recoba.

Como foi aquele duelo

Disputadas no mesmo estádio, as duas partidas foram muito equilibradas
Disputadas no mesmo estádio, as duas partidas foram muito equilibradas |  Foto: Pixabay
 

Disputadas no mesmo estádio, as duas partidas foram muito equilibradas e terminaram empatadas. O primeiro duelo, no San Siro (quando o mando é do Milan), ficou no 0 a 0. Já o segundo confronto, no Giuseppe Meazza (quando a Internazionale é anfitriã), acabou 1 a 1 (gols de Shevchenko e Obafemi Martins), e os rubro-negros avançaram à decisão graças ao critério do gol marcado fora de casa.

Retrospecto de cada time na competição

Segundo maior campeão da história da Liga dos Campeões, com sete troféus, o Milan disputou outras 11 edições do torneio desde a temporada 2002/03. No período, foi vice em 2004/05, campeão em 2006/07, jogou uma semifinal, caiu duas vezes nas quartas e foi eliminado nas oitavas em cinco oportunidades e na fase de grupos uma única vez. Chegou a ficar de fora da competição entre 2014 e 2021.

Já a Inter disputou uma vez a mais o torneio em comparação com o rival, ficando com o título em 2009/10. Parou nas quartas em três edições, nas oitavas em quatro oportunidades e na fase de grupos por outras quatro vezes. Entre 2012 e 2018 não se classificou nenhuma vez para a Champions.

A última vez que as duas equipes se enfrentaram pela competição foi na semifinal de 2004/05, quando o Milan também levou a melhor. Além de Dida, outros dois brasileiros que participaram daquele confronto foram Kaká e Adriano Imperador.

Como estão os times agora

A seca da dupla milanesa não aconteceu só no cenário europeu, mas também no próprio campeonato italiano. Entre 2011/12 e 2019/20, as duas equipes assistiram ao domínio absoluto da Juventus, que faturou nove edições consecutivas da Serie A Tim. Somente nas duas últimas temporadas, que a Inter, em 2020/21, e o Milan, em 2021/22, voltaram a soltar o grito de campeão na principal liga do país.

Se antes, ambos os elencos viviam recheados de craques, com alguns dos principais nomes do momento desfilando seu talento na capital econômica da Itália, hoje os rivais apostam mais nas categorias de base ou em atletas menos badalados. No Milan, as principais esperanças passam pelos pés de Rafael Leão e Olivier Giroud, enquanto o consagrado Zlatan Ibrahimovic pouco tem jogado. Já a Inter conta com os gols de Romelu Lukaku, Lautaro Martinez e Edin Dzeko.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE