Após cancelamento de viagem, Xi Jinping deseja melhoras para Lula
Presidente chinês disse que quer dar as "boas-vindas a uma visita o mais cedo possível"; mensagem foi enviada neste domingo
Publicado: 26/03/2023, 15:27
O presidente da China, Xi Jinping, enviou uma mensagem neste domingo (26) desejando melhoras ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No sábado (25), o petista cancelou a viagem que faria para a China nesta semana por recomendação médica. Lula foi diagnosticado com broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A.
“No dia 26, o Presidente Xi Jinping enviou mensagem ao presidente Lula, que adiou visita à China em razão da influenza e pneumonia, para lhe manifestar solidariedade cordial, desejar melhoras e dar boas-vindas a uma visita o mais cedo possível e em data oportuna para ambos lados”, diz comunicado publicado pelo porta-voz do Ministério dos Assuntos Estrangeiros da China, Hua Chunying.
No dia 26, o Presidente Xi Jinping enviou mensagem ao Presidente Lula, que adiou visita à China em razão da influenza e pneumonia, para lhe manifestar solidariedade cordial, desejar melhoras e dar boas-vindas a uma visita o mais cedo possível e em data oportuna para ambos lados.
No dia 28, Lula se reuniria em Pequim com o presidente da China; o primeiro-ministro chinês, Li Qiang; e o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji. O governo brasileiro informou que negocia com as autoridades chinesas para remarcar a visita. Até o momento, a equipe médica não determinou quando Lula poderá voltar a viajar.
Cancelamento
A data inicial da viagem de Lula seria nesse sábado (25). No entanto, desde sexta-feira (24), a equipe médica do presidente alertava sobre o quadro de saúde do petista. O voo para a China havia sido adiado para a manhã deste domingo (26). Um dia antes, porém, a médica pessoal do presidente, a infectologista Ana Helena Germoglio, considerou ser preciso tempo maior de recuperação.
A China seria o quarto país que Lula visitaria desde que tomou posse, em janeiro deste ano. De lá para cá, o presidente passou por Argentina, Uruguai e Estados Unidos.
As informações são do Metrópoles