Paraná produz 5,4% de toda a soja consumida no mundo | aRede
PUBLICIDADE

Paraná produz 5,4% de toda a soja consumida no mundo

Produção estadual está estimada em 20,7 milhões de toneladas, enquanto que a mundial deverá alcançar 383 milhões de toneladas. Campos Gerais produz 0,57% da soja do planeta

Segundo maior produtor de soja, Paraná responde por 14% da 
safra nacional. Brasil é o país que mais produz o grão no mundo
Segundo maior produtor de soja, Paraná responde por 14% da safra nacional. Brasil é o país que mais produz o grão no mundo -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Estado do Paraná se destaca em âmbito mundial quando o assunto é produção de soja. Do total de grãos previsto para ser colhido nesta safra 2022/23 no planeta, 5,4% deverá ser produzido no Paraná. Ou seja: a cada 100 quilos produzidos de soja no mundo, no ciclo de um ano, 5,4 quilos serão retirados de terras paranaenses. Como os Campos Gerais tem uma participação expressiva em âmbito estadual, representando mais de 10% do total paranaense, os municípios da região deverão produzir 0,57% de toda a soja do planeta neste ano – ou seja, a cada 200 quilos produzidos, 1,1 quilo sairá dos Campos Gerais. 

As informações da produção mundial e estadual constam no Boletim de Conjuntura Agropecuária do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), enquanto que a projeção regional consta na Projeção da Safra (PPS), também elaborada pelo Deral. Conforme o documento, a expectativa para esta safra de soja é que sejam produzidos 383 milhões de toneladas no mundo, dos quais 152,8 milhões de toneladas serão originárias do Brasil, o que corresponde a quase 40% de toda produção mundial. O Paraná é o segundo maior produtor de soja do Brasil, com projeção de mais de 20,7 milhões de toneladas, ou algo próximo a 14% do total nacional. 

CAMPOS GERAIS

Na região dos Campos Gerais, o último boletim com a projeção de safra mantinha uma projeção da segunda maior produção da história da região, da retirada de 2,19 milhões de toneladas em uma área de 548,6 mil hectares. Com isso, o Deral manteve a projeção da segunda maior produtividade da história da região, de 4 mil quilos por hectare. O recorde histórico é da safra 2019/2020, quando 2,24 milhões de toneladas de soja foram colhidas de uma área de 555 mil hectares nos 19 municípios da regional do Deral, resultando em um rendimento médio de 4.038 quilos por hectare.

COLHEITA

A produção paranaense, já começou a ser colhida. Nesta semana, houve um avanço nos trabalhos. Estima-se que aproximadamente 7% da área de 5,7 milhões de hectares já foi colhida, o que equivale a 287 mil hectares. Na região dos Campos Gerais, a colheita também está nos estágios iniciais, nos municípios mais ao norte da regional que plantaram variedades precoces. 

Grão e derivados são exportados

Além de liderar a corrida produtiva, o Brasil é também o maior exportador de soja. Para este ano, o volume do produto enviado ao exterior deve ultrapassar a marca de 90 milhões de toneladas. Somente de Ponta Grossa, mais de 2,2 milhões de toneladas de soja e derivados foram exportados no decorrer de 2022. O produto mais exportado no ano passado pela cidade foi o farelo de soja, com 1,84 milhão de toneladas enviados para outros países. Esse produto foi seguido pelo óleo de soja, com 285,6 mil toneladas comercializados; enquanto que a soja in natura, seja em grão ou moída, quarto produto mais comercializado pela cidade, somou 73,7 mil toneladas.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE