Lesa Pátria: quatro policiais militares são presos em nova operação
Equipes cumprem três mandados de prisão temporária, um de prisão preventiva e seis de busca e apreensão, expedidos pelo STF
Publicado: 07/02/2023, 09:52
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (7), a quinta fase da Operação Lesa Pátria, que visa identificar participantes, financiadores e fomentadores dos atos terroristas de 8 de janeiro, em Brasília.
As equipes cumprem três mandados de prisão temporária, um de prisão preventiva e de seis de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A operação ocorre no Distrito Federal e tem policiais militares como alvos, segundo apurado pela coluna Na Mira.
Saiba quem são os presos:
Coronel Jorge Eduardo Naime — Ex-comandante de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)
Capitão Josiel Pereira César — Ajudante de ordens do comando-geral da PMDF
Major Flávio Silvestre de Alencar — Investigado por liberar o acesso dos extremistas ao STF
Tenente Rafael Pereira Martins
No dia dos atos terroristas, extremistas invadiram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF. Em seguida, promoveram violência e dano generalizado nas sedes dos Três Poderes.
Os fatos investigados constituem, segundo a PF, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
O Metrópoles pediu posicionamento da PMDF acerca das prisões e aguarda retorno.
Etapas
As investigações continuam, e a Operação Lesa Pátria se tornou permanente, segundo a PF, com atualizações periódicas quanto ao número de mandados judiciais expedidos, pessoas presas e foragidas. Até o momento, nas cinco fases da força-tarefa, as equipes cumpriram 16 mandados de prisão preventiva e 31 de busca e apreensão.
Leia mais em Metrópoles