A importância da doação de sangue no período festivo e de férias | aRede
PUBLICIDADE

A importância da doação de sangue no período festivo e de férias

Conheça os critérios para ser um doador de sangue e entenda curiosidades dos chamados sangues raros

O período festivo de fim de ano é um desafio para os hemocentros
O período festivo de fim de ano é um desafio para os hemocentros -

Naiane Jagnow

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O período festivo de fim de ano é um desafio para os hemocentros, pois o número de doadores costuma diminuir. Nesse contexto, o Ministério da Saúde reforça sobre a importância da doação de sangue, iniciativa que pode ajudar a salvar vidas.

É importante ressaltar ainda que a doação voluntária de sangue garante o abastecimento seguro e contínuo para suporte de transfusões e atendimento de diversos pacientes que dependem de tratamentos relacionados.

Grupos sanguíneos

Entre os critérios indispensáveis para uma transfusão sanguínea segura e eficaz está a compatibilidade do sistema ABO, além de levar em conta o fator Rh, que indica se o sangue é positivo ou negativo.

No entanto, mesmo que o sistema ABO seja o mais conhecido popularmente, ele não é a única divisão que existe. Atualmente, já foram identificados 43 grupos com mais de 378 antígenos e os estudos científicos sobre as diferenças sanguíneas continuam.

Monitoramento e sangue raro

Além dos grupos sanguíneos de maior importância, como os sistemas ABO, Rh, Kell, Duffy e Kidd, há os chamados sangues raros, que são mais difíceis de encontrar na população de doadores e pacientes. Quando há um doador com esse tipo sanguíneo, ele deve seguir as orientações do hemocentro quanto à frequência de suas doações.

Como doar

Interessados devem procurar um Hemocentro (Lista de hemocentros no Brasil) para checar os requisitos necessários e conferir os impedimentos temporários e definitivos. O intervalo de doação é de dois meses para homens, restrito a quatro doações por ano. Para mulheres, as doações podem ser feitas de três em três meses, sendo no máximo três doações anuais.

Requisitos para doação

- Ter entre 16 e 69 anos;

- Ter mais de 50kg;

- Já ter doado alguma vez, no caso de pessoas entre 60 e 69 anos, para repetir o procedimento;

- Apresentar o consentimento formal dos pais, se menor de 18 anos.

Documentos necessários

- Identificação oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe); ou documentos digitais com fotos.

No dia da doação

- Dormir ao menos seis horas nas 24h anteriores à doação;

- Alimentar-se bem;

- Evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação de sangue;

- Aguardar pelo menos duas horas para doar sangue após o almoço.

Impedimentos temporário

- Pessoas com gripe, resfriados ou com quadro de febre (necessário aguardar sete dias até o desaparecimento dos sintomas);

- Mulheres no período gestacional, no pós-parto (esperar 90 dias se parto normal e 180 se cesárea), ou em amamentação (aguardar primeiro ano de aleitamento materno do bebê);

- Consumo de bebida alcoólica: esperar 12h após a ingestão;

- Tatuagem e/ou piercing: esperar doze meses para doar (no entanto, se o piercing for em cavidade oral ou região genital, a pessoa não pode mais ser doadora); se as condições de realização desses procedimentos forem seguras (após avaliação da entrevista) o período pode ser menor;

- Extração dentária: aguardar 72h;

- Casos de apendicite, hérnia, amigdalectomia (retirada das amígdalas palatinas) e varizes: esperar 3 meses;

 - Colecistectomia (retirada da vesícula biliar), histerectomia (retirada do útero ou do colo do útero), nefrectomia (retirada de um dos rins), redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia (remoção da glândula tireóide), colectomia (retirada de parte ou de todo o intestino grosso): aguardar 6 meses;

- Transfusão de sangue: esperar 1 ano;

- Vacinação: tempo de impedimento varia de acordo com a vacina;

- Exames ou procedimentos com aparelhos endoscópicos: aguardar seis meses; 

- Expostos a situações de risco acrescido de infecções sexualmente transmissíveis: esperar 12 meses após o contato.

Quem não pode doar?

- Pacientes que tiveram hepatite após os 11 anos de idade;

- Suspeita ou evidência clínica/laboratorial de Hepatites B e C, do vírus da imunodeficiência humana (HIV), do vírus T-linfotrópico humano I e II (HTLV) (da mesma família do HIV, o HTLV atinge os linfócitos T, as células de defesa do organismo) e doença de Chagas; 

- Uso de drogas ilícitas injetáveis;

- Malária (depende do tipo de agente causador, do tempo após o tratamento e a completa cura; na maioria dos casos o tempo de impedimento é de um ano).

Com informações do Ministério da Saúde.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE