Futura ministra de Lula tem projeto contra 'linguagem neutra' | aRede
PUBLICIDADE

Futura ministra de Lula tem projeto contra 'linguagem neutra'

Ao justificar projeto, Daniela do Waguinho, futura ministra do Turismo, diz ser inaceitável que "essa ilegítima invenção" seja reproduzida nas escolas

Futura ministra de Lula tem projeto contra 'linguagem neutra'
Futura ministra de Lula tem projeto contra 'linguagem neutra' -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Anunciada nessa quinta-feira (29/12) como futura ministra do Turismo no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a deputada federal Daniela de Souza Carneiro (União Brasil-RJ), mais conhecida como Daniela do Waguinho, é coautora de projeto de lei (PL) que veda o uso de linguagem neutra por escolas públicas e privadas.

O PL foi apresentado, segundo a justificativa do texto, “para proteger os estudantes brasileiros e evitar tal afronta ao papel do ensino escolar”.

“Recentemente, alguns grupos da sociedade passaram a tentar instituir a chamada ‘linguagem neutra’, inventando palavras que seriam classificadas como de gênero neutro. Trata-se de uma deturpação da Língua Portuguesa que, para nossa surpresa, tem sido utilizada por algumas poucas escolas em seus documentos e até mesmo na comunicação com os alunos”, diz o projeto de lei.

“Ora, uma língua é adquirida, é aprendida, não é inventada; e não é aceitável que essa ilegítima invenção seja reproduzida justamente no local onde os estudantes deveriam aprender a utilizar a Língua Portuguesa de acordo com as regras gramaticais”, acrescenta o texto.

O projeto foi apresentado inicialmente pela deputada federal Geovania de Sá (PSDB-SC) em agosto do ano passado, mas Daniela do Waguinho passou a assinar o texto após a aprovação de um requerimento.

Deputada mais votada do Rio de Janeiro, Daniela do Waguinho coleciona fotos com o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Apesar disso, decidiu apoiar Luiz Inácio Lula da Silva no pleito deste ano. Ela é formada em pedagogia, evangélica e casada com o prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho (União Brasil). Foi escolhida como ministra do Turismo na cota do União Brasil.

Leia mais em Metrópoles

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE