PUBLICIDADE

Campanha para preservar a vida das aves guarás começa em Guaratuba

IAT e Instituto Guaju são as responsáveis da campanha. Ave chegou a ficar extinta por cerca de 80 anos, retornando ao litoral paranaense em 2008

Campanha para preservar a vida das aves guarás começam em Guaratuba
Campanha para preservar a vida das aves guarás começam em Guaratuba -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ave símbolo do litoral paranaense, o guará voltou a se instalar na Baía de Guaratuba após décadas. A ave chegou a ficar extinta por cerca de 80 anos, retornando em 2008. Para garantir o sossego de que necessitam, o Instituto Água e Terra (IAT) e o Instituto Guaju iniciaram, nesta quinta-feira (22), a instalação de cartazes nas marinas do Litoral.

O objetivo é alertar sobre as práticas das embarcações que passam pelo local para não estressarem e afugentem os animais. São dicas para não provocar a revoada das aves, fazendo barulho ou se aproximando delas. É indicado manter uma distância mínima de 150 metros.

O território da Baía de Guaratuba, que é atualmente o habitat das aves, integra a Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaratuba, criada em 1992 pelo Decreto Estadual n° 1.234/1992. Os guarás (Eudocimus ruber) podem ser observados aos bandos colorindo de vermelho os manguezais e áreas estuarinas do litoral paranaense. A espécie possui uma grande importância para a preservação do ecossistema manguezal.

Os municípios de Guaratuba e Guaraqueçaba têm ainda mais vinculação com esta ave, tendo seus nomes oriundos das populações indígenas (Guaratuba a “terra de muitos guarás”, e Guaraqueçaba “lugar do Guará”). O retorno das aves ao Paraná foi monitorado por diversas atividades de Educação Ambiental do Instituto Guaju.

Ave Guará
Ave Guará |  Foto: Reprodução
 

Campanha

A divulgação de orientações para as embarcações, com cartazes instalados nas marinas de todo o Litoral, integra as ações de educação ambiental do Instituto, que também conta com a parceria da Universidade Federal do Paraná, através do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável. A iniciativa foi abraçada pelo Instituto Água e Terra durante as ações do Verão Maior Paraná.

Verão Maior Paraná

O Verão Maior Paraná terá ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Agência Estadual de Notícias

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE