Paraná em Ação ultrapassa 400 mil atendimentos em quatro anos | aRede
PUBLICIDADE

Paraná em Ação ultrapassa 400 mil atendimentos em quatro anos

Trata-se de uma das ações do Governo do Estado para descentralizar atendimentos e levar os serviços e benefícios do poder público para mais perto da população.

Paraná em Ação ultrapassa 400 mil atendimentos em quatro anos
Paraná em Ação ultrapassa 400 mil atendimentos em quatro anos -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A feira de serviços, Paraná em Ação, chegou a 50 municípios, com a realização de 52 eventos. Foram feitos 416.242 atendimentos entre 2019 e 2022. Trata-se de uma das ações do Governo do Estado para descentralizar atendimentos e levar os serviços e benefícios do poder público para mais perto da população.

Além dos serviços estaduais, há também a participação das prefeituras e de órgãos e entidades parceiras, como, por exemplo, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). Em todo o Paraná, 92.928 pessoas foram atendidas nos eventos.

“A descentralização e, em especial, a interiorização dos serviços do Governo do Estado, que facilita o acesso da população, é uma das determinações do governador Carlos Massa Ratinho Junior, de aproximar cada vez mais a gestão pública da população”, ressaltou o secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Rogério Carboni. A pasta é a responsável pela promoção da feira.

Ações

Os números seriam ainda mais amplos, não fosse a pandemia do novo coronavírus. Em 2019, 265.791 atendimentos foram realizados a 56.887 pessoas em 23 cidades. No ano seguinte, somente duas edições do Paraná em Ação foram realizadas antes das restrições impostas devido à Covid-19. Foram 17.138 atendimentos a 2.938 cidadãos. As atividades foram retomadas em setembro de 2021, com oito feiras realizadas, que receberam 12.432 pessoas e resultaram em 50.726 atendimentos.

Novamente com um calendário completo, o Paraná em Ação chegou a 19 cidades ao longo de 2022, com 82.587 atendimentos a 20.671 pessoas.

Wagner Luis Alves, responsável pela Unidade Técnica do projeto na Sejuf, destacou que a feira de serviços gera grande impacto nas comunidades do entorno. “O ano de 2022 foi bastante importante, com a oportunidade de aumentarmos de dois para três atendimentos mensais do Paraná em Ação. Para nós, é um sentimento de realização muito grande quando levamos o Paraná em Ação para os municípios, a receptividade da população é bastante alta e positiva”, contou.

Serviços

Cada edição do Paraná em Ação oferece uma gama de serviços diferente, a depender da quantidade de parceiros envolvidos no evento. Por parte do Governo do Estado, alguns dos serviços mais procurados são a confecção de documento de identidade (RG) e CPF, emissão da Carteira do Autista, defesa do consumidor, atendimentos e cadastro de tarifas sociais de água e luz por parte da Sanepar e Copel.

Também são ofertados atendimentos de serviços direcionados, como os do Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Paraná (CEIM/PR) e do Ônibus Lilás, unidade itinerante de atendimento à mulher em situação de violência. Outra unidade itinerante com presença frequente nas ações é o ônibus da Agência do Trabalhador, que realiza ações de intermediação de mão de obra.

Última do Ano

A última edição de 2022 da feira de serviços, Paraná em Ação, foi realizada em Curitiba, nos dias 15 e 16 de dezembro, no bairro Sítio Cercado. Foram feitos 1.818 atendimentos a 1.274 pessoas, oferecidos por 15 parceiros da ação.

Cidades

Em 2019, o Paraná em Ação passou pelos municípios de Campo Magro, Piraquara, Porto Barreiro, Nova Aurora, Mandirituba, Palotina, Carlópolis, Porecatu, Assaí, Clevelândia, Jaguariaíva, Querência do Norte, Rondon, Santa Izabel do Oeste, Almirante Tamandaré, Jandaia do Sul, Guaraniaçu, Colombo, União da Vitória, Guaratuba, Campo Largo, Cascavel e Santa Helena.

Já em 2020, as cidades que receberam a feira foram Fazenda Rio Grande e Abatiá. Na retomada dos eventos abertos ao público, em 2021, o Paraná em ação passou por Balsa Nova, Rio Branco do Sul, Paranaguá, Goioerê, Rio Negro, Cascavel, Apucarana e Almirante Tamandaré.

Neste ano, foram realizadas edições nos municípios de Antonina, Pontal do Paraná, Ivaiporã, Tapejara, Nova Laranjeiras, Prudentópolis, Loanda, Cambará, Paulo Frontin, Capanema, Santo Antônio da Platina, Medianeira, Cruzeiro do Oeste, Cornélio Procópio, Mariluz, Jesuítas, Tomazina, Ubiratã e Curitiba.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE