Clero da Diocese se reúne e faz balanço das atividades | aRede
PUBLICIDADE

Clero da Diocese se reúne e faz balanço das atividades

A reunião também encaminhou atividades para o próximo ano

Clero da Diocese se reúne e faz balanço das atividades
Clero da Diocese se reúne e faz balanço das atividades -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O bispo Dom Sergio Arthur Braschi se reuniu com padres, religiosos-padres e diáconos de toda a Diocese, nesta quinta-feira (24), no salão da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Ponta Grossa. O terceiro encontro do ano convidou o clero a divulgar e trabalhar em prol do gesto concreto sugerido para as novenas de Natal em benefício da Paróquia São João Batista, de Canutama (AM), fez um balanço das atividades de 2022 e encaminhou importantes pautas para o próximo ano, como a realização da Assembleia de Revisão e Celebrativa dos 50 anos de sacerdócio de Dom Sergio, em julho. Em 2023, o bispo vai festejar 25 anos de episcopado, dia 14 de abril; 50 anos como padre, em 8 de julho e 75 anos de vida, no dia 3 de dezembro. 

Imagem ilustrativa da imagem Clero da Diocese se reúne e faz balanço das atividades

O coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, padre Joel Nalepa, destacou a importância da mobilização de toda a Diocese quanto a Assembleia de Revisão para que se possa retomar alguns os pontos do Plano Diocesano de Pastoral e das diretrizes da Ação Evangelizadora - à luz do Sínodo – e reforçar a caminhada de comunhão. “A ideia é que façamos a Assembleia em dois momentos: o de trabalho e o celebrativo, nos unindo para festejar os 50 anos de padre de Dom Sergio. Para isso, é bom nos organizarmos, ver nas paróquias quem vem”, orientou padre Joel. O coordenador pediu especial atenção também à campanha de ajuda financeira à Paróquia São João Batista, de Canutama, na Prelazia de Lábrea (AM), que é administrada pela Diocese de Ponta Grossa via Projeto Igreja-Irmãs. As doações devem ser incentivadas como gesto concreto das novenas de Natal deste ano, com contribuições direcionadas ao Banco Bradesco, agência 3742-7 Poupança 1000519-1.

O chanceler e vigário judicial da Diocese, padre Athanagildo Vaz Neto, repassou aos colegas sacerdotes as principais inquietações percebidas junto às secretárias paroquiais, na última terça-feira. Padre Athanagildo participou do encontro diocesano que reuniu secretários e secretárias de 37 paróquias, desfazendo dúvidas e esclarecendo questões ligadas ao dia-a-dia da secretaria paroquial. “Foi explicado o que elas e eles não devem fazer por se tratar de função e responsabilidade do pároco, em especial quando disser respeito a revisão, assinatura e carimbo de registros. É algo muito sério, que não pode e não deve ser delegado a quem trabalha na secretaria”, argumentou o vigário judicial.

Padre Martinho Hartmann, coordenador diocesano da Pastoral Presbiteral e do Serviço de Animação Vocacional, enfatizou o Ano Vocacional, recém-iniciado, solicitando o incentivo à oração, o acompanhamento de jovens e casais, e, o bom testemunho. “Precisamos trabalhar pelo despertar vocacional, falando do Ano Vocacional nas celebrações, encontros, missas, e, ainda implantar as Equipes Paroquiais Vocacionais para não falarmos de vocação apenas este ano, mas que isso se transforme em uma ação contínua”, sugeriu, lembrando o envio às paróquias da vela e do símbolo vocacionais, no último dia 20. “Fizemos um folder com orientações de como usar os símbolos. A vela, por exemplo, pode ser usada para acender a primeira vela do Advento”, acrescentou.

Padre Kleber Pacheco, assessor do Setor Juventude, fez um balanço de suas ações à frente do Setor, desde 2020, citando a criação de um grupo de trabalho, as formações para líderes, os Dias Nacionais da Juventude paroquiais e também a realização, em fevereiro de 2023, do encontro com todos os representantes de movimentos ligados a juventude e o cadastro dos grupos de jovens da Diocese. Flávia Carla Nascimento, coordenadora diocesana da Pastoral de Animação Bíblico-Catequética, apresentou um resumo das atividades deste ano, solicitando aos padres ajuda na divulgação dos métodos e caminhos para a instalação do Ministério de Catequista e no estudo, na organização de formações paroquiais. “Ainda há muitas dúvidas a serem dirimidas, dúvidas as mais diferentes possíveis. Por isso, a proposta para 2023 é chamar o padre Janison (de Sá Santos), autor do livro 'Critérios e Itinerários para a instituição do Ministério de Catequista', para uma formação aqui na Diocese”, adiantou a coordenadora. Flávia lamentou ainda que, na avaliação sobre 2022, verificou-se que as formações via escolas catequéticas não atingiram metade do total de catequistas atuantes nas paróquias.

O bispo Dom Sergio reforçou em sua fala a importância do Ano Vocacional, seu tema e lema – ‘Vocação: Graça e Missão’ e ‘Corações ardentes, pés a caminho’ – apelando aos padres que se mobilizem para tornar realidade as Equipes Paroquiais Vocacionais, “dinamizar onde já tem e valorizar a criação de outras durante este ano. É preciso valorizar a Catequese, a Escola de Teologia para Leigos para continuar crescendo a presença da ação evangelizadora no mundo, um mundo de tanta violência, um mundo que precisa da mensagem missionária de Cristo”, frisou. Dom Sergio pediu uma motivação especial às novenas de Natal. “Vamos insistir, motivar o povo, divulgar o folder, baixar a mídia e ampliar o acesso das pessoas, que vão aprender mais sobre a Paróquia São João Batista, a Área Missionária (Nossa Senhora Aparecida), sobre a Igreja-Irmã de Lábrea para que possam fazer doação. A Diocese ajuda a manter o trabalho lá. Que todos ajudemos a crescer o espírito missionário”, afirmou.     

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE