PUBLICIDADE

TSE reabre curso para mesários para o 2º turno

Material de reforço visa garantir que, no próximo dia 30, todos exerçam a função com tranquilidade e segurança

O treinamento ficará disponível até 27 de outubro.
O treinamento ficará disponível até 27 de outubro. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou conteúdo para as mesárias e os mesários que atuarão no segundo turno das eleições, que acontece no próximo dia 30. O material de reforço visa garantir que todos exerçam a função com tranquilidade e segurança.

O treinamento ficará disponível até as 18h do dia 27 de outubro, na página de Educação a Distância do TSE, e até o dia 29 de outubro, no aplicativo Mesários (Google Play e App Store).

Todos os conteúdos estarão liberados, não sendo necessário realizá-los em sequência, o que permitirá certa autonomia para que a mesária ou o mesário busque pelo tópico que deseja rever ou conhecer. A chave de inscrição para o curso, recebida anteriormente, é a mesma, não sendo necessária uma nova.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná também mantém uma página com diversas informações. Acesse o Canal do Mesário.

Números

Em todo o Brasil, atuaram no primeiro turno 1.852.959 mesárias e mesários, com um índice de ausência de apenas 1,1%, o menor de todas as eleições. Apenas 20.596 mesários não compareceram. No Paraná, foram convocadas e convocados 103.030 pessoas, sendo que 102.157 (99,15%) compareceram e 873 (0,85%) se ausentaram dos trabalhos. 

A média de ausências nos anos anteriores era de 2%, chegando a 3,7%, em 2020, quando as eleições foram realizadas em meio à pandemia de Covid-19. No Paraná, naquele ano, a taxa de ausência foi de 5,13%. 

Material em texto e vídeo

Tanto na página do TSE, quanto no aplicativo, o material está organizado em módulos, para tornar a navegação intuitiva e de fácil acesso. O conteúdo vem acompanhado de imagens ilustrativas, cartilhas e outros documentos de apoio, como oManual do Mesário e o Guia Rápido para o Dia da Eleição. Também fica à disposição um vídeo com instruções e treinamento específico para quem vai atuar nos locais de votação.

No aplicativo, ainda podem ser encontradas orientações sobre fluxo de votação; procedimentos a serem adotados na seção eleitoral; checklist de início e de encerramento dos trabalhos; dicas de como combater a desinformação; medidas sanitárias para a prevenção do contágio pelo coronavírus; quiz para testar conhecimentos; e soluções para possíveis problemas que podem ocorrer durante a votação.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE