IFPR abre vagas para cursos em 15 cidades do Paraná | aRede
PUBLICIDADE

IFPR abre vagas para cursos em 15 cidades do Paraná

Cursos se destinam à formação de professores para atuar na Educação Básica. Interessados devem realizar a inscrição no Processo Seletivo até 16 horas do dia 29

Campus de Telêmaco Borba é um dos que oferece vagas ao público
Campus de Telêmaco Borba é um dos que oferece vagas ao público -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Há mais de dez anos, o IFPR se consolida como uma referência na oferta de educação pública, gratuita e de qualidade no Paraná, com diferentes formas de oferta de cursos técnicos e superiores. Dentre as opções de formação superior oferecidas pelo IFPR, estão os cursos de Licenciatura, voltados à formação de professores em diferentes disciplinas, como Física, Química e Matemática, para atuação na Educação Básica.

Hoje, o IFPR tem vagas abertas para 21 cursos de Licenciatura em 15 cidades do Paraná. Corpo docente qualificado e infraestrutura completa são os diferenciais oferecidos pela instituição. Outra importante característica é o local de oferta desses cursos: muitos deles estão em cidades que não são atendidas por outras instituições públicas de ensino superior, como os campi de Palmas e Capanema.

No país, a formação de professores para atuação na Educação Básica é uma necessidade. De acordo com as metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação (Lei 13005/2004), todos os professores que atuam na Educação Básica deverão ter formação superior até o ano de 2024. Atualmente, os números estão na casa dos 80% no Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), o que mostra que existe uma demanda imediata a ser preenchida por professores graduados em suas respectivas áreas do conhecimento.

Aquele que ingressa em uma Licenciatura vai se deparar com um curso que forma profissionais aptos a atuar na formação básica da população, em diferentes contextos. “As Licenciaturas são espaços de excelência, em que os estudantes poderão encontrar uma profissão valorosa, exatamente por se tratar de formação para o trabalho educacional com crianças e adolescentes. A docência é uma profissão que coloca a formação do humano, a escola e o ensino como centralidade, como processos de constantes reflexões teóricas e práticas. É, sem dúvida, uma das profissões que oportuniza aos estudantes formados espaços de trabalho tanto nos espaços públicos quanto privados, como escolas, empresas, entre outros”, afirma Patrícia Daniela Maciel, Diretora de Ensino do IFPR.

Estímulo à docência ainda na graduação

Os estudantes dos cursos de Licenciatura do IFPR têm a oportunidade de participar, ainda na graduação, de dois importante programas que incentivam a prática docente ainda durante o curso superior: o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Residência Pedagógica (PRP). 

Ambos são mantidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e permitem que os discentes possam ter contato, ainda na graduação e de forma orientada, com a prática docente e o ambiente escolar. Os estudantes de Licenciatura do IFPR que participam dos programas recebem bolsas mensais, no valor de R$ 400.

Mais informações sobre o Pibid e o PRP podem ser encontradas na página da Pró-reitoria de Ensino (https://reitoria.ifpr.edu.br/institucional/pro-reitorias/proens/diretorias/diretoria-de-ensino/pibid-rp/)

Processo Seletivo

Para o próximo ano, são oferecidas 836 vagas em cursos de Licenciatura, em 15 campi do IFPR: 

Matemática (em Campo Largo e Capanema); Química (em Cascavel, Irati, Jacarezinho; Paranavaí, Pitanga e Umuarama); Física (em Foz do Iguaçu, Ivaiporã, Paranaguá e Telêmaco Borba); Ciências Biológicas (em Londrina, Palmas e Umuarama);Artes Visuais (em Palmas); Letras - Português/Inglês (em Palmas ) Ciências Sociais (em Paranaguá ) e Pedagogia (em Curitiba, Palmas e Pitanga).

As inscrições para o Processo Seletivo 2022/2023 do IFPR podem ser feitas até as 16h do dia 29 de setembro, pelo site do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (www.nc.ufpr.br), que é a banca organizadora das provas.

Ao todo, são oferecidas 3.791 vagas em cursos técnicos de nível médio e 2.744 vagas em cursos de graduação, que somam 6.535 vagas. Os cursos, presenciais, são oferecidos em 28 municípios do Paraná e têm início no primeiro semestre de 2023. É possível conferir todos eles nos editais 100/2022 (https://servicos.nc.ufpr.br/PortalNC/PublicacaoDocumento?pub=4964) e 101/2022 (https://servicos.nc.ufpr.br/PortalNC/PublicacaoDocumento?pub=4957), que regem o processo seletivo.

Provas

As provas serão realizadas no dia 6 de novembro de 2022. A aplicação da prova será realizada simultaneamente em Arapongas, Assis Chateaubriand, Astorga, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Ponta Grossa, Quedas do Iguaçu, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Mais informações

Mais informações sobre o Processo Seletivo 2022/2023 podem ser encontradas no site do IFPR (www.ifpr.edu.br) e no site da banca organizadora das provas (www.nc.ufpr.br).

As informações são de assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE