Ratinho tem 50% e pode vencer no 1º turno, diz Instituto Opinião | aRede
PUBLICIDADE

Ratinho tem 50% e pode vencer no 1º turno, diz Instituto Opinião

Para o Senado, Alvaro Dias tem 9 pontos a mais que Moro, mas número de indecisos deixa disputa em aberto

Atual governador, Carlos Massa Ratinho Jr. lidera corrida eleitoral
Atual governador, Carlos Massa Ratinho Jr. lidera corrida eleitoral -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A primeira pesquisa de intenção de votos realizada após o início do horário eleitoral na televisão e no rádio mostra que o governador Ratinho Junior caminha para vencer o pleito e ser reeleito em primeiro turno. O levantamento do Instituto Opinião, que entrevistou presencialmente 1,2 mil pessoas em todo o Paraná entre os dias 28 e 30 de agosto, traz Ratinho Junior (PSD) com 50%, seguido de Roberto Requião (PT), 22%; Ricardo Gomyde (PDT), 2%; e Professora Angela (PSol), 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Somados, os indecisos e os que preferiram não opinar são 15%.

“A pesquisa mostra uma situação muito confortável para o governador Ratinho Junior, com uma distância muito grande para o ex-governador Roberto Requião”, afirma o sociólogo Arilton Freres, diretor do Instituto Opinião. “Com pouco mais de 30 dias para a eleição, resta saber se vai acontecer algum movimento que diminua esse favoritismo de Ratinho, mas os sinais até o momento são de muita tranquilidade para ele.”

O levantamento do Instituto Opinião também mostra que, se a eleição fosse hoje, na soma dos votos válidos, Ratinho Junior teria 65%; Requião, 29%; e Gomyde, 3%. 

Senado

Já a disputa pela única vaga em jogo ao Senado tem Alvaro Dias (Podemos) em primeiro lugar, com 32% das intenções de voto, contra 23% do ex-juiz e ex-aliado político de Dias, Sérgio Moro (União). 

“A campanha de Moro apresenta uma dificuldade em crescer e se aproximar do senador Alvaro Dias. Não é uma diferença muito grande. Vale lembrar que na eleição para o Senado, o voto tende a ser decidido mais no final. Dá para perceber isso pelo número de indecisos e dos que não opinaram, cerca de 23%, que podem reverter a vantagem de Dias e decidir a eleição”, diz Freres.

Na soma apenas dos votos válidos, Alvaro Dias aparece com 46%; Sérgio Moro, 33%; e Paulo Martins, 11%. 

A pesquisa do instituto Opinião ouviu 1.200 pessoas em 52 municípios do estado do Paraná, com idade acima de 16 anos, entre os dias 28 e 30 de agosto e tem margem de erro de 3% e nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TRE (PR-09894/2022) e no TSE (BR-03073/2022).

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE