Quatro benefícios do yoga para crianças e adolescentes

Meditação e equilíbrio entre corpo e mente são importantes no desenvolvimento e aprendizagem

Quatro benefícios do yoga para crianças e adolescentes
Quatro benefícios do yoga para crianças e adolescentes -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Apesar de milenar, o yoga, técnica originada na Índia, ganha cada vez mais adeptos, especialmente durante e após a pandemia. De acordo com a professora de yoga do Colégio Anjo da Guarda, Tatiana Hultmann Nieweglowski, “a rotina da prática diária ajuda a manter a tranquilidade, confiança e alegria, além de trazer foco e concentração, o que é válido para todas as idades, desde crianças até adultos e idosos”, explica. O yoga é uma boa alternativa, pois além de trabalhar a mente, age no corpo físico, aumentando a flexibilidade, a força muscular e melhorando a postura.

Corpo e mente

A professora explica também que o yoga une trabalho físico, mental e espiritual. “Por isso, juntamente com o fortalecimento do corpo e flexibilidade, há incentivo ao relaxamento, clareza de pensamento e autoconhecimento. Isso acontece a partir de uma sequência de posturas que se conectam umas com as outras por meio do ritmo da respiração. 

Veja alguns benefícios do yoga:

1. Diminui a ansiedade

A meditação, que faz parte das práticas, favorece o foco no presente, o que proporciona equilíbrio emocional, sensação de paz interior, bem-estar e equilíbrio.

2. Melhora o condicionamento físico

A prática fortalece os músculos e aprimora a resistência, isso contribui para a saúde física, e consequentemente melhora a disposição.

3. Promove consciência corporal

Um dos benefícios do yoga é o desenvolvimento de maior consciência do próprio corpo, conhecendo melhor a sua postura e a forma de se movimentar.

4. Gera tranquilidade

As posturas e o alongamento, aliados ao controle da respiração, auxiliam na liberação da tensão, gerando mais relaxamento e tranquilidade.

Da assessoria