CPI sobre aborto de menina de 11 anos é aberta por deputados | aRede
PUBLICIDADE

CPI sobre aborto de menina de 11 anos é aberta por deputados

Parlamentares de Santa Catarina vão investigar circunstâncias do caso ocorrido no estado

Parlamentares de Santa Catarina vão investigar circunstâncias do caso ocorrido no estado
Parlamentares de Santa Catarina vão investigar circunstâncias do caso ocorrido no estado -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Parlamentares de Santa Catarina vão investigar circunstâncias do caso ocorrido no estado

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Moacir Sopelsa (MDB), comunicou aos deputados durante a sessão ordinária desta terça-feira (19) que a Procuradoria Jurídica da Alesc deu parecer favorável para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de apurar a interrupção da gravidez de uma menina de 11 anos, que teria sido vítima de abuso sexual.

Conforme informou Sopelsa, a Procuradoria da Casa emitiu parecer de que a criação da CPI atende a todos os requisitos previstos no Regimento Interno da Alesc, como o número mínimo de 14 assinaturas de parlamentares para a apresentação de um pedido de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito. O requerimento para a CPI do Aborto é assinado pela deputada Ana Campagnolo (PL) e subscrito por outros 21 deputados.

O presidente da Alesc, no entanto, disse que, conforme entendimento definido em reunião de líderes das bancadas e dos partidos, será dado prazo de uma semana para que os deputados sejam consultados sobre como deverá ser elaborado o calendário de trabalho da CPI e outros assuntos pertinentes.

Sobre o caso

O caso veio a público por meio de reportagem veiculada pelo The Intercept Brasil e o Portal Catarinas. Uma menina de 11 anos, moradora de Tijucas, teria sido vítima de estupro e engravidado. O Hospital Universitário de Florianópolis se recusou a realizar o aborto, que é permitido por lei em casos de abuso sexual.

A Justiça de Tijucas não autorizou a interrupção da gravidez e encaminhou a menina para um abrigo. Após a divulgação do caso, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou a realização do procedimento, o que ocorreu no fim do mês de junho.

As informações são da Alesc

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE